NotíciasRio Grande

Pesquisa avalia situação nutricional de crianças e mães em Rio Grande

O município do Rio Grande foi um dos selecionados para participar do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil – Enani 2024. Trata-se de uma pesquisa de base domiciliar com 15 mil crianças de até seis anos (72 meses) e suas mães, em 124 cidades do país, cujo objetivo é estimar e avaliar parâmetros relacionados às práticas de amamentação, ao consumo alimentar, ao estado nutricional antropométrico e à epidemiologia das deficiências de micronutrientes, segundo macrorregiões do país, faixa etária e sexo. No Rio Grande, as regiões do Povo Novo, Humaitá, Cohab 2, Cassino e Cidade Nova são as localidades onde será desenvolvida a pesquisa.

Na prática, esse estudo permitirá conhecer o número de crianças e de mães que apresentam problemas nutricionais, como desnutrição, obesidade e deficiência de algumas vitaminas e minerais. Além disso, as mães biológicas de todas as crianças farão a coleta de sangue para avaliar deficiências nutricionais. Durante a visita aos domicílios, o pesquisador do Enani 2024 aplicará um questionário, fará avaliação de peso, altura e alimentação e marcará a data para a coleta de sangue, que será realizada no próprio domicílio.

A família a ser pesquisada receberá, de forma gratuita, todos os resultados dos exames de sangue e da avaliação de peso e altura da criança e da mãe biológica. Os resultados serão disponibilizados a partir de 60 dias, após a coleta de sangue e poderão ser acessados no site do Enani (www.enani.nutricao.ufrj.br). Todos os dados serão enviados, ainda, por e-mail e WhatsApp. Caso seja identificada alguma alteração nos exames realizados na mãe ou na criança, o responsável na família será avisado e as pessoas encaminhadas para um serviço público de Saúde.

Esta é a segunda edição deste estudo científico financiado pelo Ministério da Saúde e coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em conjunto com outras universidades brasileiras. A coordenação do Enani 2024 solicita aos moradores que recebam os pesquisadores para que possam realizar o estudo. Eles estarão identificados com crachá. Qualquer dúvida, basta ligar para o número 0800 8880022.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.