Pesquisa de interesse do Ensino Médio Gaúcho mobiliza 73 mil estudantes das escolas estaduais
Ação ocorreu durante o mês de setembro e faz parte das atividades de implementação da reforma do Ensino Médio
Setenta e três mil estudantes participaram da Pesquisa de Interesse do Ensino Médio Gaúcho promovida pela Secretaria da Educação (Seduc), entre os dias 12 e 27 de setembro. A iniciativa junto a estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Rede Estadual possibilitou que os alunos indicassem oito das 24 trilhas de aprofundamento que fossem compatíveis com seus interesses, perfil e projeto de vida. As trilhas compõem os itinerários formativos (parte diversificada do currículo escolar) e permitem ao estudante optar pelas áreas de conhecimento e temáticas que gostaria de se especializar.
Além das 24 de trilhas de aprofundamento disponíveis para escolha, os estudantes das escolas-piloto do itinerário técnico e profissional tiveram mais quatro opções de trilhas dentro dos eixos: gestão e negócios, ciências agrárias, tecnologias da informação (TICs) e controle e processos industriais.
A partir desta pesquisa, as escolas terão o mapeamento que servirá de subsídio para a definição das trilhas de aprofundamento que serão ofertadas em 2023.
Próximos passos
Na próxima semana, será realizada uma live no canal do YouTube TV Seduc RS, com o intuito de orientar as escolas e as equipes sobre definição da oferta das trilhas de aprofundamento pelas escolas. As instituições de ensino deverão se basear no relatório individual gerado pela pesquisa de interesse do estudante e pelo estudo de contexto, que foi elaborado por cada uma das escolas com o objetivo de fazer uma análise da realidade local e da comunidade onde está inserida.
Ensino Médio Gaúcho
Regulamentado pela Lei nº 13.415/2017 e pelo Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Médio – RCGEM, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Ensino Médio Gaúcho é caracterizado pela ampliação da carga horária – que passará para 3.000h ao longo dos 3 anos – e pela flexibilização do currículo, o que o tornará mais atrativo e trará mais autonomia de escolha aos estudantes.
A flexibilização curricular se dá por meio dos itinerários formativos, podendo o (a) estudante escolher em quais áreas do conhecimento quer se aprofundar. Dessa forma, busca fortalecer a Educação integral, o desenvolvimento de todas as dimensões humanas – cognitiva, física, emocional, social, cultural e relações interpessoais.
Ascom Seduc RS
Foto: Pixabay