Plano Plurianual discute gargalos que limitam desenvolvimento econômico
Com o objetivo de reunir informações para a definição de programas temáticos, as oficinas prosseguem até quinta-feira (9/5)
Os principais desafios para que a economia gaúcha recupere seu protagonismo no cenário nacional, a começar pelas carências dos modais de transportes, fizeram parte do primeiro dia das oficinas temáticas para elaboração do Plano Plurianual (PPA), onde estarão definidas as prioridades do período de 2020 a 2023.
O eixo “Desenvolvimento Empreendedor” apontou também a necessidade de melhor oferta em termos de energia elétrica e um ambiente mais favorável à inovação como fatores com forte impacto no crescimento econômico.
As mudanças na legislação tributária igualmente são tidas como ações que poderão, ao mesmo tempo, preservar a arrecadação e trazer maior competitividade às empresas gaúchas.
Com o objetivo de reunir informações para a definição de programas temáticos, as oficinas prosseguem até a quinta-feira (9/5), reunindo representantes de diferentes setores do governo no Centro de Treinamento da Procergs, em Porto Alegre.
Nesta quarta-feira (8), serão debatidos os temas relacionados ao eixo Sociedade com Qualidade de Vida”, enquanto que no dia seguinte o foco será na “Governança e Gestão e Estado Sustentável”.
O PPA é considerado a peça macro do planejamento público e, a partir das ações de todos os órgãos dos diferentes poderes da administração estadual, orienta as leis orçamentárias durante esse período de governo.
Sob coordenação da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), o processo de elaboração do Plano terá a etapa de validação dos programas temáticos já na próxima terça-feira (14/5).
Na oportunidade, a Seplag fará uma atividade com a participação de todos os secretários no Multipalco do Theatro São Pedro. O objetivo é consolidar a versão final do PPA até o fim de julho, encaminhando a proposta para votação da Assembleia Legislativa em 1º de agosto.
SECOM RS
Foto: Carolina Greiwe/Seplag