Pontos de ônibus são higienizados em Rio Grande
Na sexta-feira(20) a Prefeitura do Rio Grande através da Secretaria Municipal de Controle e Serviços Urbanos (SMCSU) iniciou o processo de higienização dos pontos de ônibus na cidade, locais de grande aglomeração de pessoas. Esta medida visa prevenir a contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19).
Vale ressaltar que, rever os hábitos de higiene é fator fundamental na luta contra esta pandemia.
Transporte Coletivo
A Prefeitura já notificou as empresas Noiva do Mar e Transpessoal sobre diminuição da tabela no atendimento da população.
Outro aspecto fundamental, neste período, é a circulação de ônibus com as janelas abertas. Sendo assim, é de suma importância que os passageiros evitem o ônibus Seletivo, que tem as janelas seladas, evitando a circulação de ar por conta do sistema de climatização dos veículos.
Travessia para São José do Norte
A Prefeitura de São José do Norte notificou a empresa Transnorte e enviou ofício ao Ministério Público Federal por conta da redução de horários na travessia de passageiros entre RG-SJN-RG.
Táxis e Transportes por Aplicativos
Na quarta-feira(18) o Prefeito Alexandre Lindenmayer reuni-se com representantes dos motoristas do transporte por aplicativo e solicitou o apoio da categoria para divulgar ações de prevenção ao novo coronavírus que estão sendo adotadas pela administração municipal. Em Rio Grande, o número de motoristas de aplicativos gira em torno de 5 mil, conforme os representantes do setor.
DATC
O Departamento Autárquico de Transportes Coletivos (DATC) do Rio Grande supriu alguns horários de suas linhas, autorizado pela Ordem de Serviço 03/2020, do DAER, que autoriza a flexibilização de horários durante a vigência do quadro epidemiológico do novo coronavírus. O superintendente Jorge Rafael informou a cada uma das estações responsáveis pela comercialização dos bilhetes de passagem do DATC, através de ofícios, que deve limitar a venda dos bilhetes em quantidade não superior a 50% da lotação sentada em todos os horários do DATC.
A determinação está em acordo com o Decreto de Calamidade Pública, divulgado na manhã desta quinta-feira pelo governo estadual, bem como pelo Decreto Municipal, assinado pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer, que decreta estado de emergência pública no território do Rio Grande.
Números do Coronavírus em Rio Grande
Rio Grande já contabiliza 7 casos suspeitos, 5 casos descartados e nenhum caso confirmado, até o momento do fechamento desta matéria.
Jornalista Thuanny Cappellari/Rio Grande TEM
Foto: Divulgação PMRG