Por falta de insumos HU-Furg suspende testes da covid-19
Nesta quinta-feira (03/09), a Universidade Federal do Rio Grande informou a suspensão de processamento de testes RT-PCR (Padrão Ouro) para a covid-19 devido à falta de repasses pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS) de insumos necessários para a coleta de amostras.
Desde 31 de agosto o Laboratório de Apoio Diagnóstico em Infectologia (Ladi) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), não recebe mais amostras para processamento. O Ladi é referência em testes de Síndrome Gripal, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e de óbitos SRAG para Rio Grande e mais 21 municípios da região.
Segundo a Instituição, todos os kits utilizados até o momento, foram adquiridos com recursos da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), por intermédio de um Fundo de Contingência junto à Fundação de Apoio ao Hospital de Ensino do Rio Grande (FAHERG).
De acordo com Fábio Lopes, Gerente de Atenção à Saude do HU-Furg, a análise das amostras coletadas dos pacientes são processadas no Ladi em 2 fases: a extração (do material genético do vírus) e a amplificação (2° passo onde é amplificado o material genético para fechar o diagnóstico). Cada fase dessas usa kits específicos, de extração e de amplificação. O Laboratório está em falta dos kits de extração.
Lopes explicou que quando o Ladi iniciou as atividades, o HU-Furg adquiriu também kits para 4000 análises, iniciando a realização dos testes para Rio Grande e agilizando o tempo de resposta de resultados, que antes eram enviados ao (LACEN/RS) e demandavam mais tempo de envio e recebimento dos resultados pelo município. “Investimos 650 mil no Ladi”, destacou.
Lopes também ressaltou “como o Ladi, é um laboratório de apoio ao Lacen, há mais de 45 dias estamos pedindo e informando que precisaríamos que fossem mandados novos kits de extração, que os nossos iriam acabar, e que poderíamos interromper as análises. Tanto a prefeitura municipal, Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Estadual da Saúde e Lacen são sabedores dessa situação com antecedência para que não chegássemos a interrupção”. O HU-Furg permanece no aguardo do recebimento dos kits pelo Lacen.
O Ladi foi inaugurado em 09 de junho e realizou mais de 3 mil testes RT-PCR para identificação do coronavírus. Com a suspensão das atividades, as amostras serão encaminhadas para análise no Lacen em Porto Alegre, havendo necessidade de deslocamento do material, que refletirá em um período maior para obtenção de resultados.
A interrupção de realização de testes, impacta além de Rio Grande em mais 21 municípios que usufruíam do serviço do Ladi para testes da covid-19.
O Hospital informou que o retorno das atividades só será possível com o repasse dos insumos pelo Lacen para a realização de testes.
Ainda não há informações sobre o apoio do município para a manutenção do Ladi.
Jornalista Thuanny Cappellari/Rio Grande TEM
Foto: Divulgação