Portal que levou Estado ao topo do ranking nacional de oferta de serviços digitais completa dois anos
Mais de 300 serviços digitais estão concentrados no rs.gov.br
Completa dois anos neste sábado (6/11) o portal de serviços do Estado: rs.gov.br. A iniciativa, que já garante acesso a mais de 300 funcionalidades digitais, levou o Rio Grande do Sul a conquistar o inédito primeiro lugar no ranking nacional Índice de Oferta de Serviços Digitais 2021 da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC), divulgado em julho.
O rs.gov.br fecha dois anos com um total de 487 serviços estaduais disponíveis, sendo 63% deles digitais. A meta é chegar a 100% até o fim de 2022. Além das funcionalidades referentes ao Executivo gaúcho, é possível acessar outras esferas do poder público. A procura mensal pelos serviços, em todas as plataformas disponíveis, alcança média de 4,66 milhões.
“Chegamos a essas marcas a partir de uma diretriz muito clara de trabalhar por um governo digital, mais simples e menos burocrático. Seguiremos caminhando nessa direção até chegar à integralidade dos serviços também em formato digital”, afirma o titular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Claudio Gastal.
O projeto de transformação digital do governo do Rio Grande do Sul faz parte da estratégia da SPGG e é liderado pelo Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), com apoio técnico da Procergs – Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado.
“Oferecer mais de 300 serviços digitais significa dizer que o governo do Estado já se encontra, em grande medida, na palma da mão de todos os gaúchos, que podem resolver suas demandas acessando a plataforma a partir de seu computador, tablet ou telefone celular. Isso é a essência do poder público”, afirma o diretor-geral do EDP, Hiparcio Stoffel.
Entre as premissas do projeto, estão o alinhamento aos preceitos do projeto federal gov.br, sendo o Rio Grande do Sul o primeiro Estado a aderir à Rede Nacional de Governo Digital – Rede gov.br, ainda em abril de 2019. Em março do ano passado, o acesso aos serviços do RS passou a ser feito por meio do login gov.br.
Outro atributo essencial foi a criação de um portal responsivo (adaptável a qualquer dispositivo, seja tablet, celular ou computador), que disponibiliza a carta de todos os serviços em um mesmo ambiente. Uma barra de pesquisa em destaque e as demandas mais acessadas estão entre as funcionalidades ofertadas.
Ranking nacional
O Índice de Oferta de Serviços Digitais 2021 é realizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC). De acordo com o Ranking dos Governos Estaduais e Distrital, o RS conquistou 91 pontos, se tornando o único Estado enquadrado no nível ótimo da escala de maturidade apresentada pelo indicador. Bahia, em segundo lugar, e Paraná, em terceiro, foram considerados muito bons nos quesitos avaliados.
Além da primeira posição na avaliação nacional, o RS figura no topo do ranking nas dimensões Capacidades para a Oferta Digital de Serviços (que mede a implementação do portal único ou do portal de serviços, a carta de serviços e outros fatores habilitadores) – empatado com a Bahia – e Regulamentação sobre Modernização para a Oferta de Serviços Públicos (focada em dispositivos legais ou infralegais relacionados à temática de governo digital).
Ascom EDP
Foto: SECOM RS