Portos RS abre calendário 2024 de visitas escolares com recepção aos alunos do Colégio Salesiano, de Rio Grande
Estudantes do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Salesiano de Rio Grande deram, na tarde desta terça-feira (23), o pontapé inicial para a temporada 2024 de visitas escolares ao Porto do Rio Grande. O programa, que no ano passado atendeu mais de 500 alunos de diferentes instituições de ensino do estado e também do Uruguai, está inserido na proposta do projeto Porto-Cidade e busca abrir as portas da unidade para que os grupos possam conhecer o dia a dia do principal porto marítimo do estado.
Dividida em duas etapas, a programação teve início com uma apresentação sobre a infraestrutura do complexo hidroportuário do Rio Grande do Sul, onde os alunos conheceram de forma mais detalhada as unidades da Portos RS, suas hidrovias, dados estatísticos, entre outras curiosidades. Após o esclarecimento de dúvidas em relação ao contexto portuário, os estudantes partiram para uma visita guiada ao cais público.
Nesta etapa foi possível ver de perto a movimentação de embarque e desembarque de cargas, além do maquinário utilizado nas operações. As pás que estão sendo utilizadas na montagem do parque eólico Coxilha Negra, em Santana do Livramento, e que estão chegando ao Porto do Rio Grande desde o mês de novembro do ano passado, também chamaram a atenção dos alunos em razão das dimensões e da logística de transporte envolvida.
De acordo com o orientador dos anos finais e do Ensino Médio da instituição, professor Paulo Mansija, a visita contribuiu de forma bastante significativa para o aprendizado dos alunos, principalmente por contribuir com a disciplina de Projeto de Vida, instituída após a entrada em vigor da matriz curricular do Novo Ensino Médio (NEM). Segundo ele, os estudantes tiveram a oportunidade de ver como cada área profissional se encaixa no contexto portuário.
“Os alunos puderam observar como isso é integrado e quanto isso é importante para a nossa sociedade. Além de ser um fator de agregar academicamente os estudantes, também é um fator de aproximação do Porto com a nossa comunidade. É bem interessante essa abertura do Porto à comunidade estudantil, que seja franqueada a oportunidade de saber o quanto ele é economicamente importante para a cidade”, explicou Mansija.
Instituições de ensino interessadas em realizar a visitação podem entrar em contato com a Gerência de Comunicação da Portos RS para fazer o agendamento. O formulário da solicitação de visita deve ser preenchido diretamente no site, clicando no botão “Agende Sua Visita”, devendo o solicitante estar atento ao limite mínimo de 12 alunos e máximo de 40.
Assessoria de comunicação Portos RS
Foto: Divulgação/Portos RS
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp