Portos RS aumenta testagens e continua com protocolos rígidos de prevenção contra a covid-19
A Superintendência aplicou na última semana 140 testes do tipo RT-PCR. Intenção é fazer varredura total com todos os colaboradores na cidade do Rio Grande
A Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul – Portos RS realizou novamente nesta terça-feira, 08, a apresentação do boletim semanal sobre a situação do coronavírus nos terminais portuários do complexo do Rio Grande e de outros portos sob sua organização. O encontro semanal foi apresentado no formato de ?live? através das redes sociais da autarquia, e foi apresentada pelo Diretor de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Henrique Ilha.
Henrique apresentou os dados da semana referentes à incidência de casos de infecção diagnosticados no período, a quantidade de testes aplicados e ao cumprimento dos protocolos de prevenção que vem sendo cumpridos nos terminais.
No Porto Novo seguem sendo cumpridos todos os protocolos, dentre eles a aferição da temperatura corporal em todos os pontos de acesso do Caís Público, seja pelo Portão 4, 2 e catracas. Dos dias 31 de agosto a 04 de setembro de 2020, foram abordados 1.721 trabalhadores portuários, usuários e caminhoneiros pelas profissionais de saúde da superintendência. Foi verificada a temperatura de 6.484. caminhoneiros e de outros usuários que acessaram os portões. De todos os abordados e examinados, não foram identificados sintomas do Covid-19 ou gripe, tais como febre, tosse e mal-estar ou qualquer outro sintoma suspeito em nenhum deles.
O destaque da semana foi a realização nos terminais da cidade de 356 testes do tipo RT-PCR, sendo que deste montante foram aplicados somente nas dependências da Portos RS o total de 140 testes. Destaca-se que a autarquia continua testando todos os seus colaboradores diretos e indiretos que estão desempenhando suas atividades laborais presencialmente, a fim de rastrear os casos assintomáticos.
Foram dignosticados 16 novos casos na Poligonal Portuária, o equivalente a 4,5% dos testes aplicados. Foram diagnosticados 2 casos no Porto Público, 1 caso entre os TPAs (trabalhadores portuários avulsos), 9 casos entre os terminais portuários privados e 4 casos entre as indústrias da retroárea do complexo.
Já em outros municípios o cenário das infecções não apresentou nenhum caso nos terminais portuários do município de Porto Alegre e Pelotas. Nos terminais do município de São José do Norte foram identificados 6 casos positivos entre uma grande testagem de 92 trabalhadores.
A Superintendência irá continuar o trabalho contínuo de monitoramento, educação e testagem que vem desempenhando, e agradece a todos os terminais, trabalhadores portuários, motoristas e profissionais que seguem trabalhando e vem colaborando na prevenção da COVID-19.
Assessoria de Comunicação e Marketing – Portos RS
Foto: Divulgação