Portos RS coloca em prática medidas para contenção da variante Ômicron
Práticas como a volta ao trabalho remoto estão sendo implementadas
O avanço da variante Ômicron, está fazendo com que a diretoria da Portos RS fique atenta para os seus desdobramentos. A vacinação dos trabalhadores portuários com a dose reforço, nos dias 04 e 05 de janeiro foi uma das ações voltadas a proteção da saúde desses profissionais.
Além disso, em reunião realizada nesta segunda-feira (17), foi definida a volta da realização das atividades no regime de teletrabalho em rodízio, cabendo a cada um dos chefes de setores o critério para a liberação dos servidores para as atividades remotas. Internamente, normas como o uso de máscaras e utilização de álcool em gel seguem válidas.
Paralelo a isso, a Ordem de Serviço (OS) nº 10, publicada em dezembro do ano passado, estabelece o Plantão Mínimo de Atendimento nas Unidades dos Portos do Rio Grande do Sul para prevenção e contenção de epidemias, como a Covid-19. Entre as autorizações, está a de embarque de novos tripulantes vindos do exterior.
Nesse caso, será obrigatória a realização do teste RT-PCR apenas no caso em que o tripulante apresentar sintomas compatíveis ao do coronavírus, devendo permanecer em isolamento até o resultado do teste. O ingresso à embarcação somente será autorizado após a apresentação do exame à Autoridade Portuária.
Pela OS, está suspenso o desembarque de tripulação em embarcações de longo curso, cabotagem e navegação interior. Para haver a liberação do desembarque, os tripulantes poderão ser submetidos a testes rápidos de detecção de Covid-19 e em caso de resultado negativo, ficam liberados para o desembarque após apresentação à Autoridade Portuária.
A íntegra da OS pode ser conferida aqui.
Assessoria de Comunicação e Marketing Portos RS
Foto: Divulgação/Portos RS