Portos RS completa primeiro ano de atividades na administração dos portos gaúchos
O mês de maio começa de forma festiva na Portos RS, em razão do primeiro ano de atuação como empresa pública comemorados nesta terça-feira (2). Mesmo se tratando de um curto espaço de tempo, muitos foram os avanços promovidos no sistema hidroportuário do Rio Grande do Sul, mudanças que seguirão acontecendo ao longo dos próximos anos.
A Autoridade Portuária está atualmente dividida entre as diretorias de Meio Ambiente, de Infraestrutura, de Operações e de Gestão, Administrativa e Financeira, as quais trabalharam em conjunto para chegar aos resultados que são conhecidos da comunidade portuária. A alteração de natureza jurídica permitiu dar aos portos gaúchos a certeza de um desenvolvimento seguro.
Como resultado das ações deste período em Rio Grande destacam-se a realização da dragagem de manutenção do canal de acesso e a pavimentação das vias internas, obras estruturantes que se caracterizavam como um anseio da comunidade portuária. Houve, ainda, a melhoria do sistema de iluminação com a troca de postes em trechos da unidade e no pátio automotivo.
Outra conquista importante foi a assinatura do contrato para a implantação do sistema de controle de tráfego de embarcações, conhecido pela sigla em inglês VTS. O ato foi realizado junto ao I Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul, evento que integrou a programação do Festimar.
O Porto de Pelotas recebeu uma modernização do Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI) e no Porto de Porto Alegre foram realizadas as manutenções corretivas das balanças rodoviárias, das luminárias na área da beira de cais e dos extintores da área operacional, além da instalação de luminárias na área de acesso de motoristas e setor de cadastro.
De acordo com o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, o primeiro ano da Empresa Pública foi de muito trabalho e assim permanecerá a condução dos processos. Ele também agradeceu a todos os colaboradores pelo trabalho e dedicação ao longo deste primeiro ano, fazendo com que as atividades fossem desenvolvidas ao longo da transição.
Ascom Portos RS
Foto: Ascom Portos RS