Portos RS inicia aplicação de testes RT-PCR no combate à covid-19
Inicialmente estão sendo aplicados 25 testes por dia nos trabalhadores portuários que estão no desempenho das funções durante a pandemia
Nesta quarta-feira, 26, a Superintendência dos Portos do RS iniciou na sua sede no Porto Novo do Complexo do Porto do Rio Grande a aplicação dos testes de tipo RT-PCR nos seus colaboradores que estão na ativa. Inicialmente estão sendo aplicados 25 testes diariamente, sempre priorizando os funcionários que estão na linha de frente dos trabalhos logísticos dos terminais do Porto Novo.
Os testes estão sendo aplicados pela própria equipe de saúde preventiva da superintendência, especialmente contratada para atuar na luta contra a covid desde o início da pandemia. A equipe é composta por duas técnicas de enfermagem.
A iniciativa da aplicação dos testes foi da Diretoria de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Portos RS, que considerou que o teste RT-PCR seria o mais efetivo na detecção de uma possível infecção pelo vírus Sars-CoV-2, principalmente na 1° semana de contaminação. O teste é aplicado através da coleta de secreções do fundo do nariz (nasofaringe) e da garganta (orofaringe) e após feita a coleta os resultados são entregues em até dois ou três dias úteis. Em alguns casos serão realizados os testes sorológicos. As coletas estão sendo realizados na sala de saúde do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho da superintendência e encaminhadas para um laboratório local, em Rio Grande.
Segundo o diretor de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Portos RS, inicialmente será efetuada uma varredura completa e os testes serão aplicados em todos os trabalhadores que estão desempenhando o trabalho presencial nas dependências da Portos RS no Rio Grande. Após essa testagem completa, testes serão reaplicados em casos suspeitos quando necessário, e uma nova varredura será feita após algumas semanas, num trabalho contínuo de testagem e prevenção.
Assessoria de Comunicação e Marketing – Portos RS
Foto: João Nóbrega/SESMT