Portos RS inova criando índice de desempenho ambiental para operadores do Porto de Rio Grande
Questionário foi aplicado aos operadores portuários pela Portos RS
Entre as várias atribuições da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) está a aplicação do Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA) nos portos brasileiros. Em Rio Grande, o questionário foi aplicado aos operadores portuários pela Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul (Portos RS) e o resultado incentiva a melhoria de suas ações ambientais.
De acordo com o diretor de qualidade, saúde, meio ambiente e segurança, Henrique Ilha, o questionário utilizou como base os itens do IDA nacional da Antaq e foi adaptado por sua diretoria à realidade dos operadores, resultando em 19 perguntas que foram submetidas às empresas Sagres, Vanzin, Orion, Cetil, Nexus e AGM. Depois de respondidos e apurados, eles geram uma nota que será o índice ambiental de cada operador.
A partir da nota final, foi gerado um ranking que listou o desempenho ambiental de cada um dos operadores. Os resultados serão divulgados anualmente e servirão para incentivar a melhoria das ações ambientais. O IDA também será utilizado para acompanhar o desenvolvimento dessas práticas ao longo dos próximos anos.
Assessoria de Comunicação e Marketing – Portos RS
Foto: Divulgação/Portos RS