Notícias

Posto IV já recebeu toda a estrutura de madeira para a colocação do novo telhado

A obra de reforma e restauro da Unidade Básica de Saúde da Família Policlínica do Canalete (o Posto IV) segue avançando. O prédio já recebeu toda a nova estrutura de madeira que servirá de base para o recebimento do novo telhado. As peças de telhas, feitas de aço galvanizado com isopor, já estão sendo colocadas sobre a nova estrutura. O material, de alta durabilidade, proporcionará aos usuários do local maior conforto térmico e acústico. O investimento na obra está orçado em R$ 1 milhão e 350 mil e tem previsão de conclusão de um ano.

Os trabalhadores da empresa F&Prestações de Serviços e Comércio Ltda, responsável pela execução da obra, estão atuando também nas frentes de trabalho que correspondem às recuperações das instalações elétricas e hidráulicas do local, além das raspagens das paredes para, a seguir, iniciar o processo de acabamento interno e pintura.

No entorno do prédio todo o sistema de esgotamento foi refeito. A empresa também instalou câmeras de videomonitoramento no perímetro visando a segurança dos trabalhadores e a salvaguarda do patrimônio que compõe a estrutura.

Durante uma visita-técnica realizada às obras nesta segunda-feira (27), o secretário adjunto da Saúde de Rio Grande, Edilon Talayer, vistoriou de perto os trabalhos no local. O secretário, que é médico da Rede Municipal e já atendeu no antigo posto durante um bom período da sua carreira profissional, disse que a reabertura do posto será também uma maneira de resgatar o valor histórico do local, que sempre foi referência em diversas especialidades.

“A reforma, o restauro e a posterior reabertura à população, serão de extrema importância para a zona central. Com ela conseguiremos desafogar outras unidades, como o Rita Lobato, que tem concentrado grande parte do fluxo aqui da região. Teremos condições de distribuir melhor o atendimento, além de qualificá-lo”, afirmou Talayer.

O projeto de reforma e restauro do posto respeita a arquitetura original do prédio, além da composição e distribuição original de salas de atendimento, de procedimentos, saguão, banheiros, almoxarifados e área administrativa. Os pisos de parquet e vinilíco serão inteiramente substituídos. Já os tradicionais pisos hidráulicos do prédio, patrimônio histórico do local, receberão restauro e limpeza especial. Todas as portas e marcos já foram retiradas e serão substituídos por novas. No lugar das janelas de alumínio entrará uma nova estrutura de ferro.

Um acréscimo ao projeto original é a construção de um elevador para uso exclusivo de cadeirantes. No acesso principal ao posto, a rampa para uso de portadores de necessidades especiais será refeita e o entorno do prédio receberá pisos podotáteis para a locomoção de pessoas cegas.

Serviços oferecidos pela Unidade

Todos os serviços anteriormente oferecidos à população no Posto IV serão retomados, exceto o Laboratório Municipal, que permanecerá na Rua Marechal Floriano, nº 5, sede da Secretaria de Município da Saúde. Alguns destes serviços serão qualificados, como a Sala de Vacinas, que além do calendário básico e especializado, passará a atender a produção de carteiras de vacina internacional, atualmente realizado pela Anvisa. Com isso o município do Rio Grande se tornará referência na região sul do estado.

Outra novidade será o registro eletrônico das vacinas aplicadas no usuário, que além de modernizar o serviço de saúde, facilita o acesso ao histórico do paciente ao profissional da área, através da consulta via cartão SUS.

O serviço de Vigilância em Saúde da SMS, compreendido pela Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental, Vigilância Epidemiológica e da Saúde do Trabalhador retorna ao Posto IV, com uma estrutura ainda maior visando a qualidade do serviço prestado à população. O mesmo vale para o Programa de DST/Aids, que terá um espaço para o atendimento ao público, distribuição de medicamentos, realização de testes rápidos e para o desenvolvimento do trabalho de prevenção e combate ao vírus no âmbito do município.

Assessoria de Comunicação/PMRG

Foto: Marcos Jatahy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.