Praça Rio Grande Shopping tem exposição de artesanato local
Argila, cola quente, feltro, adesivos, material reciclável, e muita criatividade: quem passar pelo Praça Rio Grande Shopping até o dia 26 de março, poderá conferir o resultado do trabalho feito a partir da mistura de tudo isso. Na exposição do curso de capacitação do artesanato local, estão as peças criadas por 19 alunos que aceitaram o desafio de aprimorar o próprio trabalho, tendo como inspiração, a cidade do Rio Grande.
O curso, foi uma parceria entre a Prefeitura e o Senac, e teve como objetivo, potencializar os dons artísticos dos alunos, estimulando a busca pelo aperfeiçoamento das peças, através do patrimônio cultural da cidade, presente no dia a dia. Pontos como os ladrilhos históricos, pontos turísticos e o estilo arquitetônico de Rio Grande foram referências presentes em cada peça desenvolvida durante o curso.
Apesar de levar o nome de “capacitação”, o curso na verdade teve a missão de mudar o olhar dos artesãos para com suas obras, como explica o responsável pelo curso, Carlo Diego. “Nós exploramos a cidade como inspiração, trabalhamos sempre buscando desenvolver o potencial de cada aluno, todos chegaram no curso com um tipo de trabalho, o que nós fizemos foi incentivar um olhar mais amplo, qualificando ainda mais, cada peça construída por elas”, explicou.
A proposta do curso foi um sucesso, nas peças da exposição é possível perceber a presença da cidade em cada detalhe. A pesca se faz presente nas redes e peixes presentes nos panos de prato, bolsas e decorativos, os pontos turísticos se fazem presentes om os Molhes da Barra e o Pórtico da cidade, além do estilo arquitetônico, representado com carinho nas peças esculpidas em madeira.
Para a Gerente de Marketing do Praça Rio Grande Shopping, Michelle Rossettini, receber essa exposição é uma forma de levar cultura para as pessoas. “Receber essa exposição é algo que nos deixa muito feliz, afinal o shopping é um local de valorização da cultura. O Praça possuí um DNA social muito forte, fazemos questão de estreitar os laços coma comunidade, e trazer uma exposição que valoriza o artesanato local vai ao encontro com aquilo que nós acreditamos para a valorização e promoção da cultura.”
A exposição é aberta diariamente até às 15h, e está localizada no corredor da hélice, ao lado do “Espaço Solidário”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação