Praça Shopping realiza treinamento inclusivo para a equipe de segurança
Acolhimento às pessoas com autismo é parte do ‘Projeto Praça Inclusivo’
Na última quinta-feira, 27, o Praça Rio Grande Shopping apresentou um treinamento especial e pioneiro em Rio Grande. A palestra ‘Autismo e Inclusão Social. Como posso ajudar?’, foi ministrada pela psicopedagoga Clara Mendonça à equipe de segurança do shopping.
Este é mais um passo dado no “Projeto Praça Inclusivo”, que prevê meios de valorização, inclusão social e reconhecimento às Pessoas com Deficiência (PcD’s) no Praça Shopping. A ideia principal do projeto é promover o bem-estar das Pessoas com Deficiência em espaços sociais do dia-a-dia, como shopping center e lojas, oferecendo capacidade e acessibilidade a todos os clientes.
O objetivo do treinamento é dar visibilidade e apoio social às famílias com TEA – Transtorno Espectro Autista, que é uma deficiência invisível, proporcionando acolhimento em ambientes públicos e criando um espaço de respeito e convivência entre todos.
“Este treinamento é muito importante porque, socialmente, as famílias de autistas são muito excluídas de vários ambientes, seja por não se sentirem bem ou por receberem olhares de julgamentos. Então, ter um lugar que nos acolhe e que vai saber lidar com os nossos filhos, é muito importante. Eu, enquanto profissional e mãe de um adulto autista, me sinto muito feliz com a iniciativa do shopping em ter esse olhar acolhedor e mais humano voltado aos autistas”, destacou Clara Mendonça.
O Praça Shopping se destaca pela função social como shopping center, e será o primeiro local na cidade a disponibilizar as placas identificativas de atendimento preferencial em lojas e estacionamento exclusivo às pessoas com TEA, despertando o sentimento de acolhida às famílias no momento das compras e mantendo a rotina organizada desses pacientes.
De acordo com a Lei 6.945/202, os estabelecimentos devem incluir as pessoas autistas e seus acompanhantes na lista de atendimento prioritário, através do símbolo mundial da conscientização do autismo (uma fita feita de quebra-cabeças coloridos). O atendimento preferencial deve acontecer em lojas, supermercados, farmácias e restaurantes.
A lei nacional, vigente em Rio Grande através do nº 8242/2018, possibilita um ambiente de compras tranquilo e ágil, evitando as grandes filas, uma vez que a pessoa com TEA não consegue permanecer no mesmo local por muito tempo.
Projeto Praça Inclusivo
O ‘Projeto Praça Inclusivo’ foi criado em 2021, e prevê meios de valorização, inclusão social e reconhecimento às Pessoas com Deficiência (PcD’s), no Praça Shopping. A ideia principal do projeto é promover o bem-estar das Pessoas com Deficiência em espaços sociais do dia-a-dia, como shopping center, oferecendo capacidade e acessibilidade a todos os clientes.
O pontapé inicial ao projeto foi o acolhimento à Casa Azul, sede da AMAR – Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Rio Grande. O Praça Rio Grande Shopping abriga a Casa Azul desde abril de 2021, e atualmente atende 400 famílias.
A Casa Azul serve como referência às famílias diagnosticadas com TEA – Transtorno Espectro Autista, em todas as faixas etárias, oferecendo acolhimento e encaminhamento aos tratamentos necessários, como psicólogos e neurologistas.
“Hoje em dia, temos 400 famílias sendo atendidas na Casa Azul, dentro do Praça Shopping, um ambiente agradável, onde as famílias gostam de estar. Temos famílias atendidas que nunca tinham entrado em um shopping, então estamos rompendo uma barreira imensa. O projeto realizado pelo Praça Shopping trouxe outra imagem de inclusão e acesso às pessoas com TEA, onde as famílias se sentiram muito acolhidas”, finalizou Rosane Farias, assistente social responsável pela Casa Azul.
Assessoria de Imprensa – Praça Rio Grande Shopping
Foto: Praça Rio Grande Shopping