Pré-universitário do Povo Novo realiza ações envolvendo cultura, educação e história
Atividades promovem o engajamento humano em demandas comunitárias
O Pré-universitário da comunidade do Povo Novo, ligado ao Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (Paiets), realizou duas ações na localidade contribuindo para ampliação e retorno dos espaços de cultura, educação e história no distrito.
Desde sua constituição no ano de 2017,o pré-universitário tem como objetivo não apenas a formação dos educandos da localidade, que procuram o espaço da Educação Popular para o ingresso nos ensinos técnico e superior, mas também o engajamento humano na solução das demandas comunitárias que se apresentam. Com a pandemia, devido a falta de internet de qualidade em todos os cantos do distrito, as aulas precisaram ser interrompidas e o grupo se reconfigurou.
Ações realizadas
A primeira ação promovida pelo grupo foi a retomada da Sala Cultura Alfredo Ferreira Rodrigues. Sua inauguração aconteceu em 5 de maio de 2003 no prédio histórico da Subprefeitura do Povo Novo. Na ocasião, a Biblioteca Rio-grandense fez a doação de inúmeros livros.
Nos últimos anos a sala estava sendo utilizada para outros fins, e os livros existentes estavam em péssimas condições de armazenamento. Com isto, o grupo, em parceria com o atual subprefeito, Moisés Malespinhas, fez uma primeira limpeza e organização do material, retomando o espaço da Sala Cultural Alfredo Ferreira Rodrigues.
O segundo ato realizado foi a criação de Espaço Cultural junto a feira da comunidade. A concepção da feira comunitária foi de extrema importância para os moradores do bairro, visto que assim hortifrutis, artesanatos, flores, peixe e demais produtos podem ser comercializados.
Na busca de mais uma parceria, o pré-universitário entrou em contato com esse grupo de feirantes e com o subprefeito para propor o uso do antigo prédio da CEEE, que se encontra inativo. O desejo de formar um espaço cultural e diverso, que possa oferecer oficinas de artesanato e exposições, está atrelado à necessidade do projeto em ter uma sala de aula própria, já que atualmente depende do apoio da Igreja de Nossa Senhora das Necessidades, que disponibiliza um espaço, assim como da Escola Estadual de Ensino Médio Alfredo Ferreira Rodrigues.
Tais iniciativas apresentadas pelo grupo buscam a valorização do patrimônio da comunidade, a partir da ação dos seus próprios moradores. Para que assim haja reconhecimento no monumento, no prédio, na praça, na rua, na gente desse lugar e seus costumes, as memórias e a história a ser preservada.
Assessoria de Comunicação Social da FURG
Foto: Divulgação