Prefeita Darlene Pereira recebe pedidos do bairro Mangueira e limpeza continua
Durante o primeiro mutirão nos bairros, realizado nessa semana pela Prefeitura Municipal do Rio Grande, a prefeita Darlene Pereira visitou a praça que está sendo revitalizada, fez anúncios e ouviu pedidos da comunidade. Os mutirões devem ocorrer também em outras regiões do Município e, nos próximos dias, seguem os serviços de limpeza no bairro Mangueira.
Para a comunidade do bairro Mangueira, o anúncio mais festejado foi a ampliação do atendimento escolar para até a sexta série na escola Ramiz Galvão. Acompanhada do secretário adjunto da Secretaria de Município da Educação, Sícero Miranda, a prefeita assegurou que em março já estará ampliada a educação fundamental Anos Finais na escola. A administração municipal vai fazer estudos para tentar atender posteriormente um pedido dos moradores de levar Educação Infantil (berçário e maternal) à comunidade. Hoje eles têm Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Gradativamente serão implantados os últimos anos.
Estiveram no bairro Mangueira ainda: o vice-prefeito Paulo Renato Mattos Gomes, e as secretarias Zeladoria, Saúde, Educação, Relações Institucionais e Meio Ambiente, que levou duas mudas de árvores, plantadas na pracinha pela prefeita com ajuda de crianças. A partir do início das aulas, outras árvores serão plantadas pelos estudantes. Os representantes da Transpetro, gerente do Ativo RG Cristiano Maia e do setor de Responsabilidade Social Fernanda Hartmann; e Mateus Tavares Romeu, presidente da Associação de Moradores também explanaram seu apoio à comunidade.
Muitos moradores quiseram falar com a Prefeitura no mutirão. Aproveitaram serviços de Saúde, como testagem rápida, verificação de sinais, encaminhamentos e agendamentos, orientações, participação no Programa Primeira Infância Melhor (PIM) e Programa de Pessoas com Deficiência. E também solicitaram apoio para recebimento de auxílio das enchentes, luta com a empresa Equatorial para melhoria dos serviços, regularização fundiária, transporte coletivo e calçamento nas ruas.
Posto de saúde
uma das reivindicações será atendida com participação da Transpetro, empresa que apoiou, junto à Marinha do Brasil, todo o mutirão. A empresa é proprietária dos dutos que passam pelo bairro Mangueira e tem trabalho de responsabilidade social ali, envolvendo vários setores. Já destinou auxílio para a construção da sede da Associação dos Moradores, com espaço para atendimento em saúde, educação e espaço esportivo. A Marinha possibilitou estrutura e pessoal para oferecer os serviços.
Conforme a prefeita, a Mangueira foi escolhida como primeiro bairro para receber o mutirão devido à situação crítica que viveram os moradores na enchente de 2024, sendo um local de vulnerabilidade social, econômica e ambiental. Ela informou várias ações que já estão sendo feitas e determinou ao secretariado estudos completos para atender as demandas.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp