Prefeito Alexandre apresenta ao governador dados do avanço da pandemia em Rio Grande e pede apoio do ente estadual
A reunião, realizada a pedido da municipalidade, foi promovida via videoconferência na tarde desta sexta-feira(03) e contou com as participações, além de Lindenmeyer e Eduardo Leite, também do secretário de Saúde de Rio Grande, Maicon Lemos, e da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann.
Ao iniciar a reunião, o prefeito de Rio Grande manifestou ao governador do estado a sua preocupação com o aumento e a rápida propagação dos casos de coronavírus no meio rio-grandino e região do entorno. Mostrou ao governador dados locais contendo a progressão exponencial com números de casos no município, óbitos por Covid-19 na cidade de Rio Grande, e também a dificuldade de leitos de UTI para pacientes com Covid conforme o crescente aumento de casos apresentado nas últimas semanas.
Diante do cenário, a administração municipal levou ao estado pleitos que considera fundamentais para o enfrentamento à pandemia na cidade. O primeiro, o custeio da habilitação federal para os 10 Leitos de UTI adultos ocorridos ainda em maio (18/05) na Santa Casa de Rio Grande. O prefeito comunicou a Eduardo Leite que até o momento a instituição hospitalar não recebeu qualquer pagamento referente a estes leitos, seja por parte do estado ou por meio de repasses do Ministério da Saúde.
O segundo ponto levado pela gestão municipal diz respeito à garantia para o financiamento de mais 10 Leitos de UTI também para o Hospital Santa Casal. Solicitação com a qual a secretária Arita Bergmann já havia firmado compromisso em conversa com o executivo municipal, e que começam a ser implantados neste momento com a chegada dos 10 ventiladores artificiais na tarde de ontem ao município.
Outra demanda da administração local, foi pelo o apoio do estado para mais 40 Leitos Semi-Intensivos destinados à Santa Casa, no que tange tanto à disponibilização de espaço, quanto de materiais e equipamentos para estes 4o leitos. “Nós esperamos que o governo do estado possa nos apoiar em relação a esses equipamentos de que necessitamos”, pontua Alexandre.
Com relação ao Hospital Universitário da FURG, o pedido da municipalidade foi pela aquisição de mais 20 Respiradores, levando em consideração que o HU tem, atualmente, a possibilidade de abrigar mais 20 Leitos Semi-Intensivos.
Também foi pauta da reunião com os gestores estaduais, o pedido de apoio material para os laboratórios de Síndromes Respiratórias, que já detém a quantidade 5.000 mil testes PCR’s: 4.000 deles para Rio Grande e os 1.000 restantes para a região Macro-Sul.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Marcos Jatahy