Prefeito discute novos investimentos na cidade com empresários portugueses e holandeses
Empresários europeus do ramo madeireiro estiveram em Rio Grande na manhã desta quinta-feira (3), para conhecer a cidade e para uma reunião com o prefeito municipal Alexandre Lindenmeyer. Representando as empresas BSL Comércio Internacional S.A, de Portugal, e a empresa Verderis Bioenergia LTDA, da Holanda, os diretores José Estima Reis, Décio Silva, Floris Kleemans e Tjtte van der Werf foram recepcionados pelo Chefe do Executivo rio-grandino e por secretários de governo das pastas de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, Cláudio Dutra, Coordenação e Planejamento, Josiel Bonato, e Procuradoria Jurídica, Daniel Spotorno.
Na pauta, a possibilidade de instalação de uma empresa especializada no tratamento e exportação de madeira no Distrito Industrial de Rio Grande. A agenda é fruto da recente ida do secretário Cláudio Dutra e do superintendente Josiel Bonato a Portugal, com a intenção de apresentar as potencialidades da cidade do Rio Grande e captação de novos investimentos.
“Trata-se de um importante investimento, que pode repercutir positivamente na economia do município, através da arrecadação de impostos e movimentação do nosso Porto. Contribui, ainda, para o aquecimento do segmento madeireiro, pois assegura a comercialização de Eucalipto, Pinus e Acácia dos nossos produtores para transformação em energia e exportação para a Europa”, destacou o prefeito Alexandre Lindenmeyer.“Estima-se que cada carga exportada será de mais de 20 milhões de dólares e isso pode gerar novas alternativas de desenvolvimento econômico para a nossa cidade e região”, completou o Chefe do Executivo.
Se concretizado, o empreendimento repercutirá na arrecadação de impostos e no fomento das cadeias produtivas madeireira e portuária do município, além da geração de empregos diretos e indiretos. Novas reuniões estão previstas para os próximos meses e podem viabilizar a instalação do empreendimento. Como encaminhamento, há uma possibilidade de reunião com prefeitos e prefeitas da Azonasul, com a participação de produtores do ramo madeireiro e de biomassa, para apresentação das empresas e projetos. O prefeito Alexandre irá encaminhar esse pleito junto ao presidente da Associação Mauro Nolasco. “É uma pauta que dialoga não apenas com o desenvolvimento de Rio Grande, mas de toda a nossa região sul”, concluiu Alexandre.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação PMRG