Prefeito e gestores da Educação prosseguem com visitas às escolas da Rede Municipal de Ensino
O Prefeito Fábio Branco, o Secretário de Educação do Município, Henrique Bernardelli, e o Secretário Adjunto da pasta, Paulo Munhoz, dão continuidade à visitação nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Nesta quinta-feira, 13, e também na quarta, 12, os gestores públicos visitaram outras unidades escolares que retomaram as aulas.
As visitas iniciaram na segunda-feira, 10, junto com o início do Ano Letivo 2021, que desta vez tem mais de 20 mil estudantes matriculados na Rede. O objetivo, de acordo a Secretaria de Educação (SMEd), é verificar as condições estruturais das escolas para a prática do sistema híbrido de ensino (aulas online e à distância), além de acompanhar a adesão dos estudantes às atividades presenciais.
De acordo com Bernardelli, já foram visitadas 14 escolas, e no diálogo com as equipes diretivas dos locais se verificou que as instituições estão em contato com pais e mães de alunos, além de estarem “seguindo seus respectivos Planos de Contingência e tomando as medidas necessárias para acolher os alunos autorizados pelos pais para o sistema híbrido”.
Os demais estudantes não autorizados pelos pais continuam tendo aulas na modalidade à distância, conforme informou o Secretário, que também exemplificou as medidas tomadas pelas instituições para as aulas que aconteçam presencialmente. “Todas as escolas visitadas estão com as salas de aula com carteiras com o distanciamento de 1,5 metro, e retiradas das excedentes, conforme o plano. Também a entrada dos alunos, com a medição das temperaturas, a disponibilização de álcool gel nos ambientes, a entrega de máscaras, entre outros itens dos protocolos sanitários”, elencou Bernardelli.
Para o secretário, as escolas visitadas estão preparadas para receber presencialmente os estudantes que assim estiverem autorizados a frequentar, e o que está em andamento agora é o diálogo com os pais e responsáveis por estes alunos.
Durante a visita à escola França Pinto, localizada no bairro Miguel de Castro Moreira, o Chefe do Executivo e o titular e o adjunto da Educação foram recepcionados pela diretora Fabiana Machado, que manifestou que a ocasião foi de “muito diálogo”. “O objetivo desta visita foi avaliar a real situação da estrutura da escola para o possível retorno híbrido. Foi um momento de muito diálogo e de acolhimento”, destacou a diretora.
Até agora as visitações in loco da Prefeitura incluíram as escolas EMEF Admar Corrêa, EMEF São João Batista, EMEF Sant’Ana, EMEF João de Oliveira Martins, EMEF Helena Small, EMEF Maria da Graça, EMEF França Pinto, EMEF Clemente Pinto, EMEF Cipriano Porto Alegre, além da Casa da Criança Augusto Duprat.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação/SMEd