Rio Grande

Prefeito e secretário anunciam novas ações de prevenção ao Coronavírus em reunião do Comitê

Uma reunião do Comitê Municipal de Prevenção e Cuidado ao Coronavírus (Covid 19), instituído por decreto, pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer, definiu novas ações preventivas ao Coronavírus, na manhã desta segunda-feira (16). Até o momento, Rio Grande não possui nenhum caso confirmado da doença. Um caso enquadra-se como “suspeito”, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde (uma paciente com histórico de viagem ao Paraguai, que está bem, e está sendo monitorada pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Município da Saúde).

Dentre as ações anunciadas, destacam-se a validação das receitas médicas por um período de 12 meses, a desburocratização do acesso à retirada de medicamentos no Sistema Único de Saúde, com a utilização de documento de identidade físico ou digital com foto (no caso de crianças de 0 a 5 anos, carteira de vacinação original), a orientação para que as Unidades Básicas de Saúde não fechem ao meio-dia, a ampliação do horário de atendimento nas Unidades Básicas instaladas no interior do município por mais 30 minutos e a abertura das Unidades de Saúde às quartas-feiras para o atendimento à comunidade. Uma decisão em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde irá definir o funcionamento de novas Unidades de Saúde aos sábados. O objetivo é reduzir a procura pelas Unidades do Parque Marinha e do Cassino. “Alternativas para diluir o atendimento da população, além dos postos 24h, com o intuito de evitar aglomerações”, ressaltou o secretário de Saúde Maicon Lemos.

Outra medida avaliada e pontuada pelo gestor na oportunidade é possibilidade de suspensão imediata de férias e licenças de profissionais da área da saúde. A convocação visa assegurar o atendimento aos usuários do SUS no período da pandemia. “É importante que os profissionais da Rede entendam que é um momento de crise e que todos nós precisamos fazer a nossa parte”, destacou o secretário.

O início dos atendimentos em saúde no Posto IV, que está com as obras praticamente concluídas, também foi destacado pelo secretário Maicon. O prédio aguarda inspeção por parte dos Bombeiros.

O titular da SMS disse, ainda, que o município aguarda uma orientação nacional do Ministério da Saúde que prevê a suspensão de todas as cirurgias eletivas, com exceção das com urgência e oncológicas. Uma reunião conjunta com a Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança com representantes de setores de transporte coletivo, táxi e transporte por aplicativos irão reforçar orientações técnicas de prevenção e cuidados.

“Nosso município tem se destacado por ações preventivas por parte do Ministério da Saúde. Enquanto outras cidades estão esperando que a epidemia se instale, nós já estamos andando na frente. Nenhum município reservou recursos para aquisição de medicamentos, como fez Rio Grande. Nenhum município expandiu atendimento de serviços na Atenção Básica como a nossa cidade. Na nossa região e até mesmo no estado são pouquíssimos os municípios que estão enfrentando essa epidemia com toda a técnica de prevenção, que não é a cultura do brasileiro, como faz Rio Grande”, concluiu o secretário Maicon Lemos.

O prefeito Alexandre Lindenmeyer, que conduziu a reunião, agradeceu a presença e o engajamento de todos. “Vivemos um momento complexo, que vai requerer mudanças de hábitos e até mesmo culturais. Estamos na linha de frente e não mediremos esforços para proteger a nossa população”, disse, ao citar a importância da Defesa Civil e dos Conselhos Municipais de Saúde e da Educação nas ações preventivas.

Alexandre reforçou o chamamento de 17 novos Agentes de Combate à Endemias e 3 novos Agentes Comunitários, o investimento de 2 milhões de reais para a aquisição de medicamentos para as farmácias municipais, a ampliação do horário da Farmácia Municipal, que agora funciona das 8h às 17h, a ampliação da Estratégia Saúde da Família no bairro Miguel de Castro Moreira e a disponibilidade de equipes de saúde para a realização de coleta domiciliar, se necessário. Uma nota publicada no domingo (15) supendeu as aulas na rede municipal de ensino nos próximos 21 dias.

O vice-prefeito, Paulo Renato Mattos Gomes, reforçou a importância dos anúncios e manifestou a sua preocupação com a população mais vulnerável ao vírus, crianças e idosos, que terão um cuidado especial por parte das secretarias de Município da Saúde, Educação e Assistência Social.

Além dos citados, compõem o Comitê e participaram da reunião gestores, gestoras, servidores e servidoras das secretarias  de Educação, Comunicação e Relações Institucionais, Gabinete do Prefeito, Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica,  Urgência e Emergência, Estratégia Saúde da Família e Defesa Civil.  O Conselho Municipal de Saúde também esteve presente no encontro.

Assessoria de Comunicação PMRG

Foto: Divulgação PMRG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.