Prefeito encaminha audiência sobre a Santa Casa e outros temas da cidade com o governador Eduardo Leite
O prefeito do Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, cumpriu agenda em Porto Alegre, na segunda-feira (2). Dentre os principais assuntos em questão, a situação da Santa Casa do Rio Grande. Em diálogo com o governador do estado, Eduardo Leite, o Chefe do Executivo rio-grandino destacou a situação do hospital e o convidou para uma audiência transversal, com a participação da direção da instituição e demais lideranças das cidade do Rio Grande e região para debater o tema.
Na conversa com Leite, Alexandre destacou os repasses financeiros feitos pela Prefeitura do Rio Grande para o hospital nos últimos anos. Em 2015, os repasses mensais eram na ordem de 90 mil mensais, em 2016 subiu para 210 mil, aumentou para 310 mil em 2017 e para 450 mil em 2018. No mesmo ano, o município ampliou o valor do repasse para os atuais 600 mil reais mensais, inclusive, com a antecipação de valores em algumas oportunidades.
“O contexto é de crise, mas em Rio Grande nós seguimos avançando. São 5 unidades de saúde entregues e outras 5 em construção, 2 unidades de Pronto Atendimento (UPAS) com obras quase finalizadas e a reforma do Posto IV bem encaminhada. Qualificamos o atendimento e o acesso à saúde domiciliar, com a ampliação da Estratégia Saúde da Família de 39% para 63%, dentre outras conquistas”, salientou Alexandre.
“O momento é de união de esforços pela Santa Casa, independentemente de partidos e ideologias. Nesse sentido, solicitei agenda para discutir o tema para que juntos possamos buscar um encaminhamento positivo para esse hospital, por tudo que ele representa para todos nós”, reforçou.
Na ocasião, o prefeito ainda integrou comitiva de representantes das frentes parlamentares estadual e federal em Defesa da Petrobras, que entregou um estudo sobre os possíveis impactos da privatização da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas, e seus terminais, com o pedido de apoio do governador junto à União para mantê-los sob administração pública.
“A minha presença neste debate se deve ao fato de que a venda das refinarias nos colocam numa situação de preocupação, pois temos uma refinaria com participação da Petrobras e mais um terminal em Rio Grande. Neste sentido, pedimos que o governador se some na defesa desta pauta não apenas pelo que representa enquanto arrecadação de ICMS, mas pelo que gera de emprego para a nossa cidade, região e em todo o Rio Grande do Sul”, avaliou o Chefe do Executivo rio-grandino. Participaram da pauta os deputados Henrique Fontana, Elvino Bohn Gass, Pepe Vargas, Fernando Marroni e Luciana Genro, além dos prefeitos Luiz Carlos Busato, de Canoas, e Pierre da Rosa, de Imbé. Representantes da Refap e dos Petroleiros também acompanharam a agenda. O prefeito destacou que o município possui representação na Frente e participará de reunião ordinária com a entidade no próximo dia 11, em Brasilia.
Ainda na capital do Estado, Alexandre trocou experiências e discutiu projetos relacionados ao modal cicloviário com o vereador Marcelo Sgarbossa, que também é ativista da bicicleta como meio de transporte e estilo de vida. O parlamentar apresentou ações realizadas em Porto Alegre e região metropolitana e conheceu os projetos em andamento na cidade do Rio Grande.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação/PMRG