Prefeito Fábio Branco, vice Sérgio Webber e vereadores eleitos são empossados em cerimônia na Câmara
Na tarde desta sexta-feira, 1º de janeiro de 2021, em sessão especial na Câmara Municipal do Rio Grande, o prefeito eleito Fábio Branco, o vice Sérgio Webber e os vereadores eleitos foram empossados para o mandato 2021/2024. A atividade não foi aberta ao público, sendo restrita aos eleitos, servidores da casa e órgãos de imprensa. A mesa de autoridades foi composta por Paulo Roldão, que por ser o vereador mais idoso atuou como presidente ad hoc, por Fábio Branco, prefeito eleito e Sérgio Webber, vice-prefeito eleito.
Em sua manifestação, o prefeito Branco disse estar orgulhoso por ter sido escolhido democraticamente pela comunidade e que irá trabalhar muito para não decepcionar os rio-grandinos, independente de vertentes políticas. “Eu não decidi ser candidato a prefeito por vaidade pessoal. Sempre afirmei que esse projeto é formado por pessoas, que querem ver a nossa cidade voltar a ter protagonismo no cenário estadual e nacional. Dr. Sérgio Webber e eu fomos instrumentos desse processo. Disputamos um pleito democraticamente, fomos eleitos para governar no nosso município. E é pelo fato desta construção coletiva que vamos governar para todos e com todos. Recebermos votos e confiança de 43.952 rio-grandinos é motivo de muito orgulho para nós. São pessoas que trazem no coração o sentimento da mudança. De hoje até 31 de dezembro de 2024 vamos trabalhar muito para não decepcionar as pessoas, a nenhum rio-grandino, tendo votado ou não no nosso projeto. Passada a eleição, não tem mais esquerda, direita ou centro. Temos um olhar para frente, de seguir um caminho possível, que é do desenvolvimento, da geração de emprego e renda e da diminuição das desigualdades sociais da nossa cidade”, enfatizou.
Também durante sua fala, Fábio destacou algumas metas para os próximos quatro anos de gestão. “No nosso governo, a Prefeitura vai dar o exemplo. Há quase 10 meses vivemos sob severos efeitos da pandemia. Para sobreviver, as empresas privadas estão readaptando estruturas, diminuindo despesas, apostando na tecnologia. Nós faremos o mesmo no poder executivo. Por isso estamos organizando uma reforma administrativa que em breve será encaminhado para a apreciação desse plenário. No texto irá constar a redução de secretarias, entre outras medidas. Queremos arrumar a casa para que nós possamos investir no futuro. Investir em melhorias na infraestrutura dos nossos postos de saúde; investir na ampliação gradual nas vagas das creches de tempo integral; investir em projetos de inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência; investir em programa de redução de desigualdade social para garantir os direitos básicos a cada cidadão; promover a melhoria do ambiente de negócios para atrairmos novos investimentos, gerarmos empregos, renda e desenvolvimento no município do Rio Grande; investir em infraestrutura urbana e rural para melhorar a vida dos rio-grandinos; promover o acesso à cultura, ao esporte e ao lazer; garantir o direito das minorias e o respeito às liberdades individuais; e trazer o bem estar aos nossos idosos e esperança aos nossos jovens”, declarou.
Ao finalizar sua manifestação, o prefeito ainda afirmou que irá contar com a participação da comunidade. “Vamos governar para todos, ouvindo a comunidade, construindo as soluções para os problemas do município com participação de cada cidadão que vive aqui. Nossa principal missão é devolver a cada rio-grandino a autoestima e a esperança de que dias melhores virão. Vamos juntos construir um futuro melhor para nossa cidade”, encerrou.
Sessão Especial na Câmara Municipal do Rio Grande
A cerimônia foi iniciada com a leitura dos nomes dos vereadores diplomados para a 18ª Legislatura da Câmara Municipal do Rio Grande. Na sequência foi feita a leitura do termo de compromisso legal referente ao exercício do mandato de vereador e, posteriormente, realizada a assinatura individual do termo de posse de cada um dos vereadores eleitos.
Em seguida, prefeito e vice-prefeito eleitos também realizaram leitura do termo de compromisso, que diz o seguinte: “Prometo manter, defender e cumprir a Lei Orgânica, observar as leis da União, do Estado e do Município, promover o bem geral do município e exercer o cargo sob a inspiração da legitimidade e da legalidade”. Ainda no evento, Branco e Webber fizeram a assinatura dos termos de posse, e foram declarados oficialmente prefeito e vice-prefeito do município do Rio Grande.
A cerimônia também reservou espaço para uma homenagem póstuma ao vereador reeleito José Claudino Alves Saraiva – Charles Saraiva, falecido no início de dezembro.
Prefeito e vice
Fábio de Oliveira Branco tem 49 anos e já foi prefeito de Rio Grande por dois mandatos, de 2001 a 2004, e posteriormente de 2009 a 2012. Entre 2015 e 2020, foi deputado estadual, tendo sido eleito para dois mandatos consecutivos. Também foi chefe da Casa Civil – RS e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
O vice-prefeito, Sérgio Cabral Webber, tem 70 anos e é médico oftalmologista. Natural de Porto Alegre, recebeu o título de Cidadão Rio-Grandino em dezembro de 2019.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Assessoria de Comunicação Câmara Municipal do Rio Grande