Prefeito, secretário de Saúde e superintendente do Porto debatem reforço na fiscalização e reunião com empresários do Porto para fortalecer medidas de prevenção
Na tarde dessa quinta-feira (18), o prefeito Alexandre Lindenmeyer e o secretário de Saúde, Maicon Lemos, realizaram reunião por videoconferência com o superintendente do Porto do Rio Grande, Fernando Estima. Durante a agenda, que foi solicitada pelos representantes do município, foi debatida a situação do Porto em relação a pandemia de COVID-19, visando o fortalecimento das ações de prevenção e fiscalização das indústrias do pólo portuário, uma vez que vários trabalhadores da área estão entre os casos confirmados da doença em Rio Grande.
O prefeito Lindenmeyer explicou a motivação do encontro. “ A reunião teve o intuito de gestionarmos a possibilidade de uma reunião com o setor empresarial responsável pelos terminais portuários, juntamente com os responsáveis pelas áreas de saúde dos trabalhadores, com o objetivo de estabelecermos protocolos de controle mais efetivos, principalmente pelas dificuldades que a administração municipal tem para a atuação, considerando que quem é responsável pelos terminais portuários é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), órgão de âmbito Federal”, disse. Essa reunião deve ocorrer ainda nesta semana, com a presença de representantes do Executivo Municipal, Secretaria de Saúde, Porto do Rio Grande, ANVISA e empresários responsáveis pelos empreendimentos do setor. Segundo o secretário de Saúde, Maicon Lemos, a intenção é reforçar a importância das medidas de prevenção propostas pelos órgãos de saúde para o combate a COVID-19 e já estabelecidas em decretos municipais.
Durante a agenda, segundo o prefeito, também foi destacada a importância de um trabalho conjunto para garantir a segurança do trabalhador da área frente a doença, assim como de todo o município. “Alertamos a importância da gestão do Porto, para que nós possamos ter um trabalho mais articulado com a ANVISA e a Vigilância em Saúde do município, por conta da relevância que o porto tem dentro da economia do estado, da região e da cidade. A fiscalização no Porto fica sob a supervisão de vigilância da ANVISA, “, salientou
O secretário Lemos ressalta que, por esse motivo, a prefeitura estará prestando apoio na fiscalização do local. “Estamos acompanhando o aumento do número de casos nesse setor, e por isso surge a necessidade de construirmos alternativas para podermos, então, dar um retorno a esses casos. Nossas equipes de fiscalização estarão lá para orientar e buscar a correção de situações que não estejam adequadas ao protocolo de COVID-19. Então estamos somando forças, município e Porto do Rio Grande, para que possamos ofertar uma maior e melhor fiscalização a estes terminais portuários e industrias que compõe o Super Porto”, enfatizou.
A respeito dos protocolos, Maicon esclareceu que não são necessárias mudanças, já que eles estão definidos nos decretos municipais. “Na verdade, o que queremos é fazer com que seja cumprido o que está no decreto. Existem decretos com relação a pandemia, então é um fortalecimento da fiscalização e conscientização nesse sentido. Pois, se porventura, existirem situações maiores, as empresas poderão ter que paralisar suas atividades para o processo de desinfecção do espaço, para posterior retomada. Então as medidas visam nesse momento a conscientização e cumprimento dos decretos”, concluiu.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação