Prefeitura apresenta Plano Municipal do Turismo ao setor rio-grandino
A apresentação da minuta do Plano Municipal do Turismo do Rio Grande a empresários dessa área no município e, também, ao setor em São José do Norte ocorreu, na tarde de quinta-feira (12), no Salão Nobre Deputado Carlos Santos da Prefeitura rio-grandina. No evento que contou com a presença dos chefes do Executivo dos dois municípios, Alexandre Lindenmeyer e Fabiane Zogbi, e que teve como objetivo promover a integração do empresariado local, com a formação de uma rede de cooperação, várias foram as manifestações favoráveis ao Plano e ao fortalecimento do turismo na região. Os participantes da atividade – agências e outros segmentos – saíram entusiasmados com a expectativa de que novos eventos como esses sejam realizados e que avança a concretização do Plano.
O secretário da pasta de Desenvolvimento, Inovação e Turismo (SMDIT) em Rio Grande, Cláudio Dutra, ao apresentar a minuta do Plano Municipal, reforçou que o texto não estava finalizado, pois a aprovação só vai ser realizada pelo Conselho de Turismo do município. Ele tem expectativa de que essa discussão ocorra já no começo do próximo ano.
Diversas empresas do trade turístico de Rio Grande e São José do Norte tiveram, ainda, a oportunidade de apresentar suas atividades, durante o Encontro Empresarial do Turismo, realizado no mesmo local, após a apresentação da minuta do Plano Municipal.
Na abertura do evento, o prefeito anfitrião, Alexandre Lindenmeyer comentou que “a nossa história envolve o turismo de negócios e os mais variados polos que nos unem, porém, precisamos estar articulados, unindo todos os atores desse setor para termos resultados mais efetivos”. Para o prefeito, “há um grande interesse em fortalecermos o turismo não só nos dois municípios – Rio Grande e São José do Norte –, mas em todos que estão na costa litorânea”. Há muito o que pode e deve ser contado pelo nosso litoral, nossas águas, fauna e flora e pela história que nos une, manifestou Alexandre.
Já a prefeita de São José do Norte disse que a ideia de turismo deve ser preparada, desde cedo, com as gerações futuras gerações e isso está sendo feito na sua administração. Citou que o município vizinho a Rio Grande busca parcerias com todos os outros em sua volta. “Buscamos integração, pois uma prefeitura ajudando a outra potencializa a capacidade de divulgação do turismo na região”, frisou.
Sobre a minuta do Plano Municipal do Rio Grande, o secretário Cláudio Dutra falou que a ideia é ampliar a discussão, pois a proposta é da cidade e não apenas do governo. “É necessário que toda a sociedade conheça e absorva o Plano como seu”, afirmou Dutra. “Hoje, tivemos nesse encontro mais de 100 empresas representadas, incluindo os shoppings da cidade. Isso é um grande avanço para o setor. Além disso, fortalecemos a nossa parceria turística com São José do Norte e vamos ampliar o turismo, criando um novo roteiro turístico, via BR 101”, antecipou o secretário.
Edward Moraes, superintendente de Turismo na SMIT acrescentou que teve início no Encontro a estruturação de uma rede de cooperação entre os empresários de Rio Grande. O professor da FURG na área de Turismo, Maurício Pimentel palestrou no evento e foi o incentivador para que essa rede fosse, de fato, concretizada naquele momento. Depois da palestra, cada um dos participantes do Encontro que já havia apresentado sua atividade teve a oportunidade de trocar informações com os demais e fortalecer a rede de turismo.
Maurício Pimentel acentuou que, para o fortalecimento do turismo na região e a consolidação de uma rede de cooperação é preciso o interesse mútuo, a vontade das pessoas quererem se unir. Não há uma receita pronta, “depende apenas dessa sinergia entre os atores.”
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação PMRG