Prefeitura capacita novos Agentes de Combate às Endemias para trabalho de campo contra Dengue
Uma capacitação para os novos Agentes de Combate às Endemias do Programa de Prevenção contra a Dengue da Secretaria da Saúde (PPD/SMS), foi realizada na última terça-feira, 13, no Salão Nobre Deputado Carlos Santos, da Prefeitura do Rio Grande. Na ocasião, os agentes foram instruídos para o trabalho de campo, recebendo informações sobre todas as atividades realizadas pelo programa, assim como, sobre o mosquito Aedes aegypti.
Segundo informações da coordenação do PPD, os oito novos servidores integrantes da equipe de combate a endemias puderam conhecer o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti em todas as suas fases – ovo, larva, pupa e fase adulta. Além disso, foram orientados sobre técnicas de abordagem, pesquisa, coleta de larvas do mosquito e outros aspectos do trabalho.
Com os novos integrantes a equipe conta agora com 41 servidores trabalhando pela prevenção à Dengue e outras doenças como zika e chikungunya, que também podem ser transmitidas pelo mosquito.
Dengue em Rio Grande
O PPD alerta que essa ainda é uma época de boas condições para proliferação do mosquito por ser um período de bastante chuva e temperaturas quentes. Deste janeiro desse ano, foram identificados 29 focos do Aedes aegypti em várias localidades do Município. Ainda segundo a coordenação, um trabalho intenso de visitas de delimitação de foco vem sendo realizado nas localidades da São Miguel, Vila Maria, Junção, Cassino, Centro, Cidade Nova, Povo Novo, Aeroporto, Prado, Distrito Industrial e Henrique Pancada, onde os focos foram encontrados, com objetivo de frear a infestação do mosquito.
A orientação do PPD à comunidade é que não deixe água parada no pátio ou dentro de casa em locais como vasos de plantas e pneus, por exemplo. O combate ao mosquito da dengue é realizado por Agentes de Combate às Endemias que estão sempre devidamente identificados com uniforme da Prefeitura Municipal do Rio Grande/Vigilância Ambiental em Saúde e crachá, contendo suas informações profissionais.
Em caso de dúvidas entre em contato com a Vigilância Ambiental em Saúde através do telefone 32337289 e do e-mail vigiambiental@saude.riogrande.rs.gov.br.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação PMRG