Prefeitura conta com apoio da comunidade para dar continuidade a ações de controle populacional de animais
Para realizar os procedimentos de esterilização de cães e gatos em situação de vulnerabilidade, a Secretaria da Causa Animal (SMCA) busca por munícipes que possam oferecer acolhimento solidário e temporário aos animais no período pós-castração. O tempo estimado necessário do abrigamento até a recuperação do animal doméstico é de 14 dias.
Conforme a secretária da SMCA, Laura Fagundes (Laurinha), há muitos animais que precisam da esterilização para continuar na comunidade, no entanto, encontrar acolhimento temporário tem sido um desafio. “São 14 dias que fazem muita diferença para as ações de controle populacional”, enfatiza a secretária.
Laurinha destaca, ainda, que no período de acolhimento a Secretaria fornece toda a alimentação e acompanhamento da recuperação do animal, enquanto o cidadão contribui com o lar temporário e a segurança para o cão ou gato castrado. Para a gestora, o envolvimento de todos neste tipo de ação demonstra, na prática, os resultados de uma política de controle populacional eficaz e não higienista.
As pessoas que tiverem disponibilidade em oferecer abrigo solidário a algum dos animais devem entrar em contato com a SMCA pelo e-mail causaanimal@riogrande.rs.gov.br ou comparecer no prédio localizado na rua General Vitorino, 666 (subsolo), das 13h às 18h.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação