Prefeitura divulga novo balanço das ações desenvolvidas pela Rede Acolher durante a pandemia
Já são mais de 70 dias do trabalho desenvolvido pela Rede Acolher. Estruturada logo no início da pandemia, através da criação, pela Prefeitura do Rio Grande, de uma Coordenação de Política Sociais, a Rede atua com cinco linhas de trabalho no atendimento a demandas de grupos e populações em situações de vulnerabilidade social no município. Participam da Rede instituições públicas, privadas, de ensino, grupos religiosos, organizações não-governamentais, de assistência social, militares, entre diversos outros setores. Nesta semana a Rede apresentou um novo balanço das metas atingidas e ações desenvolvidas junto à população.
A secretária do Gabinete de Programas e Projetos Especiais (GPPE) da Prefeitura, Darlene Pereira, que é assistente social por formação, e atua junto à coordenação do trabalho da Rede, destacou a importância das ações que foram implementadas e disse que “o trabalho da Rede Acolher tem nos provocado, a todos que estão formando essa frente, a pensar e criar alternativas e novas políticas públicas sociais para atender a essa população, não só agora, mas de forma contínua”.
O prefeito Alexandre Lindenmeyer, que participou da reunião de apresentação do balanço das ações, enfatizou que o trabalho tem sido frutífero e tem conseguido atingir um número significativo de famílias e, que, por isso, “vamos precisar fortalece-lo ainda mais, com campanhas institucionais para o recebimento de mais alimentos e do uso obrigatório da máscara, uma vez que o inverno na região se aproxima, e que o país ainda não atingiu a curva máxima da pandemia”, lembrou.
Coleta de Donativos
Já foram arrecadadas mais de 23 toneladas (23.649,317 Kg) de alimentos, entre doações recebidas diretamente da comunidade, entregues nos supermercados e doações realizadas por entidades. Os itens são utilizados no atendimento às pessoas que estão sendo assistidas pela Operação Acolhimento, que está abrigando no Centro de Eventos pessoas em situação de rua, e no atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas no município.
Cestas Básicas
O município já realizou a entrega de 19.097 cestas básicas das 20 mil adquiridas. As entregas estão sendo realizadas por equipes da Defesa Civil no Município. Também foram distribuídos 2.372 kits de Merenda Escolar através da Secretaria de Educação, mais 100 cestas básicas foram doadas pelo IFRS, 370 pela Unicred, 50 pela APROFURG e outras 100 pela Associação das Defensoras e Defensores do Rio Grande do Sul. A Prefeitura também está atuando na entrega de cerca de 200 quentinhas mensais para a comunidade Maria dos Anjos, que são produzidas pelo grupo religioso da igreja Confissão Luterana.
Operação Acolhimento
O trabalho desta frente, que conta com o apoio de grupos de alimentação e Marinha do Brasil, inclui a disponibilização do espaço do Centro de Eventos para, como o nome sugere, o acolhimento de pessoas em situação de rua, fornecendo para eles alimentação, acolhida noturna, espaço para higiene e orientação sobre prevenção à Covid-19. Em caso de necessidade, existem protocolos para acompanhamento de casos suspeitos do abrigo no prédio da ASSORAN.
No prédio do Centro de Eventos, atualmente, existem 45 vagas fixas para o abrigamento e o local já atendeu, desde o início da pandemia, 150 pessoas. O Consultório de Rua, que passou a atuar também n local, já realizou 1.545 atendimentos entre atendimentos dados às pessoas do abrigo e da Rede de Saúde como um todo. 26.720 refeições já foram disponibilizadas até agora, com média diária de 320 refeições, considerando quatro refeições por dia.
Dentro da Operação Acolhimento também foram realizadas doações de alimentos para albergues não-governamentais. A ASSORAN também oferece espaço para higienização e almoço das 11h às 14h e acolhida noturna para até 20 pessoas.
A Rede Acolher está trabalhando na estruturação de um novo abrigo, desta vez no bairro do Cassino.
Carreta Solidária
A Carreta Solidária da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) que esteve em Rio Grande atuando no trabalho de assistência social junto ao Centro de Eventos, aldeias indígenas, comunidades terapêuticas, e bairros do município, auxiliou com na distribuição de 7.000 refeições e na lavagem de 6.500 Kg de roupas e sapatos a seco.
Visita de Monitoramento às Instituições de Permanência de Idosos
O trabalho acontece por meio de visitas periódicas a Instituições de Longa Permanência para Idosos, Comunidades Terapêuticas e Instituições de Acolhimento às Crianças e Adolescentes. As visitas são feitas pela Secretaria de Saúde, Secretaria de Cidadania e Assistência Social e a Vigilância Sanitária, seguindo os protocolos estipulados pela ANVISA para a prevenção do COVID-19. O monitoramento e orientações acontecem através de Whatsapp. Já está em construção um Plano de Isolamento caso seja identificado algum caso suspeito nestas instituições.
Ao todo são 35 instituições atendidas e 677 pessoas assistidas.
Dique Acolher
A partir desta quarta-feira, 03/06, o atendimento do Disque Acolher passará a ser realizado pelos servidores dos CRAS de cada região. O telefone 0800 642 6050 permanece, mas os telefonemas serão encaminhados para o CRAS da respectiva localidade do morador. Atualmente a maior demanda na central disponibilizada pela Prefeitura desde o começo da pandemia, está sendo pela requisição de uma 2ª cesta básica pelas famílias. O CRAS da localidade será o responsável pelo atendimento desta demanda a partir de agora.
O Disque Acolher, que foi estruturado para o atendimento às dúvidas gerais da população, esclarecimento sobre acesso aos serviços de políticas públicas e recebimento de donativos realizou, até agora, 7.840 atendimentos
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação