Prefeitura divulga os projetos selecionados para o Procultura
A Prefeitura Municipal do Rio Grande ,através da Secretaria de Município da Cultura, divulga os dez projetos contemplados com recursos do Programa Municipal de Incentivo e Fomento à Arte e à Cultura – PROCULTURA.
Foram mais de trinta projetos inscritos, que passaram por uma triagem de habilitação até chegar no resultado final – uma avaliação criteriosa da Comissão de Análises de Projetos do Conselho Municipal de Política Cultural, observando os critérios definidos pelo edital.
Para o Secretário de Cultura Ricardo Freitas o resultado é muito positivo: “Recebemos projetos muito bons e a Comissão teve um trabalho rigoroso de avaliação.Teremos uma representatividade muito grande da nossa cultura nos projetos contemplados e uma mostra significativa da nossa identidade cultural”, disse.
O prefeito Alexandre Lindenmeyer também comemorou o momento. “Na contramão de ações governamentais, no âmbito federal e estadual, que cortam recursos e desconsideram a importância de vários setores e segmentos, como a cultura, nós, aqui em Rio Grande, seguimos avançando. Esse é um ato de resistência, um movimento contrário à corrente de desconstrução”, argumentou.
Confira os projetos contemplados
A Secretaria de Município da Cultura, no uso de suas atribuições legais previstas na Lei Municipal nº 7.265 de 4 de julho de 2012, torna pública a LISTA DE PROJETOS SELECIONADOS no Edital 05/2019.
PARALAXE – LINHAS CRUZADAS
Projeto que pretende realizar a produção do curta-metragem de ficção “Paralaxe – Linhas cruzadas”, com locações na Cidade do Rio Grande, Balneário Cassino e Ilha dos Marinheiros.
CULTURA DA ZONA OESTE: A COMUNIDADE E SUA ARTE
Projeto de valorização da cultura produzida pelos moradores da periferia da cidade de Rio Grande, efetivamente na abrangência da Zona Oeste. Se destina a executar cinco oficinas culturais que culminam na apresentação de seus produtos em um documentário audiovisual e um festival artístico-cultural.
PROJETO CORAÇÃO FEITO À MÃO
Projeto que visa contribuir com entidades que trabalham com crianças e adolescentes que apresentam distúrbios psíquicos, doando brinquedos sensoriais confeccionados em tecido, que auxiliam no aprendizado das tarefas cotidianas, como por exemplo o ato de amarrar os sapatos. A doação dos brinquedos confeccionados em oficinas, beneficiará entidades como a APAE, CAPSI e Hospital Universitário, entre outras.
FESTA DE IEMANJÁ, PATRIMÔNIO VIVO DA CIDADE DO RIO GRANDE: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NOS TERREIROS
Consiste num conjunto de ações para a transformação social acerca dos bens culturais e ambientais através da educação patrimonial. As ações do projeto visam a formação de “educadores culturais” instrumentalizando-os como agentes multiplicadores de conteúdos e práticas direcionadas à preservação do patrimônio cultural e ambiental do Município. A metodologia inclui oficinas itinerantes que abordarão conceitos de identidade, alteridade, história. Memória, patrimônio cultura, patrimônio ambiental e cultura.
OCUPARTE RIO GRANDE
O projeto prevê a realização de seis ações (ocupações), com duração de 3 horas cada, envolvendo a apreciação e a experimentação de danças de salão brasileiras. Cada ocupação inclui uma apresentação de espetáculo, oficina de dança de salão, um bailinho e roda de conversa. As ações serão executadas em Escolas da rede pública, Associações de Bairro e entidades que trabalhem com a terceira idade ou com pessoas em situação de vulnerabilidade social.
INVENTÁRIO
Propõe a realização de uma exposição de Arte Contemporânea e uma série de atividades culturais relacionadas ao tema dessa exposição: as transformações da cidade, a partir de alguns olhares fotográficos sobre as ruínas urbanas. Entre estas atividades, a realização de oficina fotográfica, encadernação e editoração gráfica, oficina de empoderamento gráfico, além de uma publicação coletiva, como produto cultural desta oficina.
O CÉU RISCADO NA PELE
O projeto prevê a publicação do romance “O céu riscado na pele”, da escritora rio-grandina Andréia Pires. Exemplares serão doados a instituições públicas de ensino, em ações de divulgação da obra em diversas cidades do estado, entre estas ações o projeto “Ler é Liberdade”, desenvolvido com mulheres e homens apenados, na Penitenciária Estadual de Rio Grande, além da destinação de exemplares para tradução em Braille e versão em audiolivro pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.
MINICURSO DE CAPACITAÇÃO PARA OFICINEIROS DE HIP-HOP: METODOLOGIA, DIDÁTICA E CONTEÚDOS
O projeto tem como finalidade a realização de um minicurso para capacitar os artistas do movimento cultural hip-hop, da Cidade do Rio Grande, para atuarem como educadores/oficineiros em espaços de ensino formal e não-formal, incentivando a produção e fruição artística e cultural, em áreas periféricas do Município, com maior vulnerabilidade social.
GRÃO
Consiste na produção de um curta-metragem, intitulado “Grão”, que aborda o cotidiano de ex-metalúrgicos e ex-pescadores que atualmente recolhem soja na Estrada da Barra para garantir seu sustento. Mesclando linguagem e abordagem, o filme pretende reencenar ações do cotidiano desses atores sociais, ao mesmo tempo que constrói uma narrativa ficcional. O projeto pretende disponibilizar a produção para a comunidade através de sessões públicas, com recursos de acessibilidade.
JOVEM ESCRITOR
Tem o objetivo de semear o gosto pela leitura nos estudantes da rede municipal, através da edição de uma antologia de textos dos alunos, já trabalhados nas escolas. Toda a tiragem impressa terá distribuição gratuita em escolas da rede e em bibliotecas públicas.
Os proponentes devem procurar a Comissão de Assessoria a Projetos Culturais, a partir do dia 25 de novembro, para informações sobre as etapas que se seguem.
Maiores informações pelo telefone 3235-7803, de segunda a sexta, das 13h às 18h.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação PMRG