Prefeitura do Rio Grande apresenta marca e mascote da cidade em reunião de entrega de projetos e resultados do Grande Pacto da Inovação
A Prefeitura do Rio Grande, por meio da secretária de Município de Desenvolvimento, Inovação e Turismo (SMDIT), Luciane Compiani Branco, e do chefe do Executivo Municipal, Fábio de Oliveira Branco, participaram na terça-feira (10) da 4ª reunião da mesa diretora do Grande Pacto da Inovação. O encontro – realizado nas dependências do Hotel Laghetto Villa Moura- reuniu autoridades públicas, portuárias, universidade, empresas privadas e objetivou apresentar o balanço de 2024 dos projetos que compõem o Pacto, além de celebrar os resultados obtidos para a cidade.
Lançado em Rio Grande em julho de 2022, o Grande Pacto da Inovação é uma iniciativa de ação integrada e conjunta das quatro pás da hélice da inovação: poder público, academia, iniciativa privada e sociedade civil. Através da ação cooperada das instituições que compõem esses segmentos da sociedade, são realizados diagnósticos e proposições de projetos com a potencialidade de mudar a realidade do município, promovendo o desenvolvimento econômico, social e sustentável, através do viés da Inovação.
Entre as apresentações que aconteceram ao longo da manhã de encontro, a titular da SMDIT, Lu Compiani, apresentou ao público presente a marca e o mascote da cidade de Rio Grande, o boto-de-lahille (ou golfinho) – uma proposição feita pela Prefeitura Municipal e que conta com apoio de instituições promotoras parceiras. Em junho de 2022, a Lei Municipal nº 8.820 declarou a espécie de boto como patrimônio cultural natural de Rio Grande.
Mascotes
Os botos-de-lahille (tursiops gephyreus) são animais que completam todo seu ciclo de vida no estuário da Lagoa dos Patos e nas praias oceânicas do Rio Grande. Eles nascem, desenvolvem-se, alimentam-se, reproduzem-se e morrem aqui. Diferente do leão-marinho que tem o ciclo de vida com início no Uruguai. Além disso, os botos-de-lahille fazem parte de uma espécie que está ameaçada de extinção, restando menos de 600 indivíduos vivos no mundo.
Por estas razões, a escolha do golfinho como embaixador do município. Compiani explica que o intuito é de que o animal se torne cada vez mais reconhecido como símbolo e mascote da cidade, ao lado do leão-marinho que, também por lei municipal, é considerado o animal símbolo e guardião dos Molhes da Barra, e já tem um lugar especial no imaginário e coração rio-grandinos.
Durante a Festa do Mar realizada em março desse ano, através de votação pública realizada por meio de redes sociais, a população de Rio Grande pôde votar e escolher os nomes do boto e do leão-marinho. Os mascotes receberam, respectivamente, os nomes de “Léleo” e “Chico”. Juntos, eles representam não apenas a fauna, mas a proximidade dessas espécies com a cidade. Avistado com frequência nos Molhes da Barra, o boto-de-lahille é símbolo da fauna local.
Rio Grande – Capital Nacional das Águas
Já a “marca da cidade”, desenvolve-se através do reconhecimento oficial de Rio Grande com o título de “Capital Nacional das Águas” em 5 de dezembro de 2023, através da Lei no 14.746, sancionada pelo governo federal. O reconhecimento visa não apenas reforçar a relação da cidade com as águas que a abraçam, mas também projeta a cidade no cenário nacional, posicionando-a como um destino atraente para investimentos O projeto agora trabalha para fortalecer essa nova titulação, prevendo a criação de uma identidade visual que a valorize e inspire um orgulho renovado na população.
Além da marca e mascotes da cidade, a Prefeitura também apresentou um balanço das ações do projeto “Rede Família Rio-grandina” que também integra as iniciativas do Pacto. Trata-se de uma rede de mapas interativos que revelam realidade de Rio Grande e, através do geoprocessamento, permitem coletar, organizar e analisar informações de territórios, tornando mais precisas as decisões em políticas públicas. Os dados do projeto foram apresentados pela servidora da Prefeitura, Alisson Juliano.
Outros projetos apresentados por seus respectivos representantes durante o 4º encontro da Mesa Diretora do Grade Pacto foram: Porto do Rio Grande-HUB PORT do Cone Sul, Escola de Investidores e Aceleração de Startups (Câmara de Comércio e OCEANTEC/FURG), Hub de Educação e formação de Talentos (SEBRAE), Posicionamento Estratégico do Turismo do Rio Grande (SEBRAE), VTS – Vessel Traffic Service (Portos RS e APL Marítimo RS), Desenvolvimento Sustentável das Pescarias Costeiras e Fortalecimento da Cadeia Produtiva da Pesca (FURG e Secretaria de Município da Pesca) e Programa de Pré-Incubação da Innovatio: formação de startups e mentores (FURG).
Ao final do evento, também como forma de celebração, os representantes de cada uma das iniciativas apresentadas receberam certificados de reconhecimento pelo desenvolvimento e execução dos projetos.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp