NotíciasRio Grande

Prefeitura do Rio Grande define novos caminhos para fortalecer setor agroindustrial

Na tarde de quinta-feira, 19, o Prefeito Fábio Branco e o gestor da Secretaria da Pesca, Agricultura e Cooperativismo (SMPAC), Bercílio da Silva, realizaram a entrega do certificado do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) à uma peixaria na 4ª secção da Barra, que, a partir de agora, também passará atuar como agroindústria no ramo de conservação e preparação artesanal de pescado. O ato de entrega teve como objetivo encorajar outros empreendedores do Município a procurarem o serviço para investir no crescimento de suas empresas, tendo o apoio da Prefeitura do Rio Grande para o processo.   

A intenção do programa é estimular a economia local por meio do investimento de empresários em seus empreendimentos, assim como executar a fiscalização dos processos, a certificação da produção e o monitoramento periódico dos estabelecimentos para ofertar à comunidade produtos de qualidade. Para isso, a Prefeitura, por meio da SMPAC, organizou uma rede de trabalho que irá se dedicar a dar celeridade aos processos burocráticos, de forma a permitir um crescimento industrial mais acelerado. Neste contexto, o SIM conta com envolvimento de diversos setores da Administração Municipal, como das Secretarias de Meio Ambiente, Fazenda, Planejamento, entre outras, além de seus servidores, que estarão à disposição dos munícipes para as orientações necessárias.   

Para o Secretário da Silva o serviço terá importante papel no período pós pandemia, uma vez que, na sua opinião, os empreendimentos locais serão fundamentais no processo de retomada da economia. Ele também comentou o exemplo da Peixaria JN, de Arlan Nunes, agora habilitada como agroindústria. “Fizemos a entrega do registro do SIM para o Arlan, pequeno empresário de comercialização de pescado que decidiu investir na industrialização, tendo como foco aumentar a rentabilidade do seu empreendimento. É esse espírito empreendedor que a gente deseja para ser um referencial para tantos outros empresários no nosso Município. E nós da Prefeitura estamos aqui para ser parceiros, ressaltando que quem quiser empreender vai ter o nosso apoio. Estamos aqui para prestar auxílio, fazer com que eles deem um pulo no empreendedorismo e com que tenham um ganho nos seus lucros também”, disse.  

O Secretário ainda explicou que o desenvolvimento do setor é uma das prioridades do Prefeito Fábio Branco, que estipulou como meta para a Secretaria a entrega de pelo menos uma nova agroindústria a cada mês no Município. “Isso vem a ajudar a abastecer o mercado local e gerar empregos, em cada pequena indústria são de 8 a 10 empregos que serão gerados. É bom para as famílias, para o Município e para todos nos. A gente se propõe a acelerar, facilitar tudo que puder para que se obtenha o registro do SIM o mais rápido possível. Então o empreendedor recebe o número, seus produtos são verificados e já pode abrir as portas para comercializar. E isso é bom pois pode agregar valor aos seus produtos, pode trabalhar com eles, como no caso do peixe, fazer filé, outros itens, congelar, por exemplo”, acrescentou.  

O proprietário da peixaria revelou estar muito feliz com o crescimento do empreendimento, iniciado em 1993 por seu pai, que faleceu há seis anos. “Estamos na luta há quatro ou cinco anos. A partir disso a gente começou a investir. Temos oito pessoas que trabalham conosco, a gente gera emprego e sempre quer melhorar mais um pouco. O pessoal da Prefeitura ajudou bastante e a gente conseguiu o registro do SIM. Continua sendo peixaria e a parte do Sim é indústria. Nós temos toda mercadoria congelada, vai ter a etiqueta de quando foi congelado, a validade, informação nutricional com acompanhamento de um engenheiro de alimentos. […] Quando meu pai faleceu, continuamos eu e minha mãe. Sempre quis melhorar mais para o cliente. Com esse incentivo para o pequeno produtor, a gente fica muito feliz, por esse apoio da Prefeitura”, declarou Arlan Nunes.  

De acordo com o Superintendente de Defesa Sanitária e Serviço de Inspeção Municipal da SMPAC, Márcio de Campos Moraes, ao receber o registro do SIM, torna-se possível que o empresário alcance outros setores comerciais, aumentando, dessa forma, a rentabilidade do seu empreendimento e agregando valor aos seus produtos. “Considero o serviço de grande importância, pois está lidando com a segurança alimentar da população que consome os alimentos produzidos em nossa cidade e região. A maneira de melhorar a qualidade de vida das pessoas envolvidas no setor primário, pesca, agricultura, pecuária, etc, é com a agregação de valor aos alimentos por eles produzidos”, frisou.  

Ele também falou um pouco do exemplo da Peixaria JN. “A partir do registro, ele poderá comercializar seus produtos para além das portas da peixaria. Ou seja, no atacado, em redes de supermercados, pequenos comércios, além de poder atingir até mercados institucionais, como a merenda escolar, por exemplo. Assim, valoriza um produto genuinamente rio-grandino, que é o pescado. Quanto ao exemplo do Arlan vale ressaltar que a perseverança e definição de onde quer chegar permite alcançar objetivos que podem mudar a direção da vida das pessoas, nada é impossível. É o pequeno empresário correndo atrás dos seus sonhos, buscando uma melhoria na qualidade de sua vida, da sua família e da população em geral”, afirmou  

Como conseguir o registro do SIM

Para solicitar o registro do Serviço de Inspeção Municipal, primeiramente é necessário ter a aprovação do projeto e, posteriormente, encaminhar o procedimento para solicitação do registro. Os documentos necessários estão disponíveis em anexo.   

A Superintendência de Defesa Sanitária e Serviço de Inspeção Municipal, onde deve ser realizado o processo, está localizada junto à sede da Secretaria da Pesca, Agricultura e Cooperativismo, na Rua João Alfredo, 532, no centro de Rio Grande.   

O horário de funcionamento da Secretaria é das 12h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira. O telefone é o 3233 8430 e o da Superintendência responsável pelo SIM é o 3233 6062. 

→ PROCEDIMENTOS E DOCUMENTOS PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS DE ESTABELECIMENTOS

→ PROCEDIMENTOS PARA REGISTRO DE ESTABELECIMENTOS NO S.I.M

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Fábio Garcia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.