NotíciasRio Grande

Prefeitura do Rio Grande emite boletim sobre inundação da Laguna dos Patos: 19h30 desta sexta-feira, 10/05

Com o acúmulo de chuvas que resultou na elevação dos níveis de água dos rios do estado do Rio Grande do Sul, atualmente, a Prefeitura do Rio Grande, através da Defesa Civil, está trabalhando para atender a população enquanto a vazão de água pela Lagoa dos Patos até o oceano transcorre.

Os boletins oficiais são divulgados ao menos duas vezes ao dia pelos canais oficiais da Prefeitura. Os dados são reunidos pelo Setor de Comunicação a partir de informações enviadas pela Defesa Civil e secretarias municipais. O monitoramento será realizado até a regularização da situação.

A partir do boletim (08/05/2024, às 17h30) a Prefeitura do Rio Grande passou a divulgar as áreas de risco no município por zonas. Os moradores das áreas destacadas deverão, por precaução, buscar abrigo na casa de parentes e amigos fora da zona de risco.

Pede-se aos moradores que ao saírem das residências desliguem os disjuntores de luz.

→ Inundação da Laguna dos Patos em Rio Grande – 10/05/2024 19h30

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Roberto Dias/PMRG

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Um comentário sobre “Prefeitura do Rio Grande emite boletim sobre inundação da Laguna dos Patos: 19h30 desta sexta-feira, 10/05

  • “TRANSPOSIÇÃO DE ÁGUAS DO GUAÍBA”
    Essa é a minha sugestão de solução definitiva  para as periódicas  inundações (“Jacui/Guaiba”) em Porto Alegre/RS, alimentadas principalmente pelo estuário do Rio Jacuí e decorrentes de fenômenos climáticos da natureza que assolam a região os quais DORAVANTE FATALMENTE SE REPETIRÂO. Para tanto, há necessidade imperiosa que se monitore o nível das águas do “Guaíba” não deixando que ultrapasse (em nenhuma hipótese) a cota de 3 metros,  nível em que não há, em tese, os nefastos transbordamentos. Isso somente será alcançado mediante OBRAS URGENTES que permitam o escoamento diuturno do excesso de água  DIRETAMENTE PARA O OCEANO ATLÂNTICO evitando-se assim que essas águas tenham que trilhar, UNICAMENTE, o extenso caminho da “Lagoa dos Patos”, como ocorre na atualidade.  Nessa linha de raciocínio e independentemente das medidas de emergência ora em curso, sugere-se como solução definitiva a CONSTRUÇÃO DE UM GRANDIOSO CANAL CONCRETADO, ou mesmo um DUTO (a construção e entrada em operação demandariam um certo tempo) que poderá margear a Rodovia Estadual Tapir Rocha (RS-040) que sai das proximidades do “Guaiba”, em Porto Alegre e chega ao litoral oceânico, na altura do Balneário Pinhal  (+/- 95km).

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.