Prefeitura do Rio Grande entrega recuperação do Monumento ao Brigadeiro José da Silva Paes
A Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Economia Criativa (SMCEEC) realizou nesta segunda-feira (30) a entrega da recuperação do Monumento ao Brigadeiro José da Silva Paes, localizado na Praça Xavier Ferreira. A ação faz parte do projeto Artefactos, da SMCEEC, que conta com apoio da Secretaria de Zeladoria, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e da Guarda Municipal e parceria do Ministério Público Estadual (MPE) do Rio Grande, por meio do Diretor das Promotorias Marcelo Thormann, órgão que foi responsável pelo custeio da revitalização.
A peça precisou de reparo após ser alvo de furtos de algumas partes, prática que se tornou comum em Rio Grande e em todo país. Entretanto, a Guarda Municipal conseguiu encontrar os responsáveis e reaver quase todos os materiais retirados.
Entre eles estão uma das armas e um dos braços que compõem o monumento, que foram reinstalados. Já um outro pedaço, a ponteira de outra arma, não foi encontrado e foi refeito. Além disso, a placa de entrega do monumento, ato feito pelo prefeito Roque Aíta Júnior em 1939, e o brasão de Silva Paes, peças roubadas há anos, foram novamente confeccionadas com inspiração em registros dos modelos originais e instalados. Todo o trabalho é de autoria do escultor rio-grandino Guilherme Müller e o custo da intervenção foi de R$ 28.980,00.
Projeto Artefactos
Iniciado em 2023, a iniciativa tem o objetivo principal de revitalizar monumentos e artes estatuárias permanentes em espaços públicos do Rio Grande como forma de valorizar o patrimônio existente e coibir os crescentes roubos aos mesmos e suas consequências.
Esses ataques no município tornaram-se mais intensos nos últimos anos, o que fortalece a ameaça aos monumentos e a arte estatuária diante do desafio ao direito à memória fornecido por essas peças que reportam historicamente um período muito antigo.
Diante desse contexto, a primeira ação efetiva do projeto foi a devolução à população do busto Um do Almirante Marquês de Tamandaré, localizado na praça que recebe seu nome. As peças foram roubadas em setembro de 2023 e recuperadas no mesmo dia pela Polícia Civíl. Entretanto, a escultura foi fragmentada em pequenos pedaços.
Assim, após a situação ser apresentada ao MPE, o Diretor das Promotorias, Marcelo Thormann resolveu levar à frente a reparação do monumento, como forma de desagravo pelo crime cometido contra o patrimônio cultural. Uma réplica do busto, então, foi encomendada pela Promotoria, assim como a placa original do monumento, que foi furtada em ocasião anterior.
Ambas foram produzidas pelo escultor rio-grandino Guilherme Müller a partir da fundição de pasta de mármore e recolocadas no local original. Já os pedaços originais recuperados foram utilizados para a recomposição da escultura, entregue à Guarda do Comando do 5.º Distrito Naval.
O custo para a revitalização foi de R$ 38.700,00. Os valores para execução do trabalho foram pagos com recursos de acordos celebrados pelo Ministério Público.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp