Prefeitura do Rio Grande estima vacinar 5 mil pessoas no Dia D, quarta-feira
Várias equipes da Secretaria de Município da Saúde (SMS) vão estar mobilizadas na quarta-feira (31), para o que o Executivo batizou como o Dia D de vacinação contra a Covid-19 na cidade do Rio Grande. Conforme anunciado em transmissão ao vivo pela página da Prefeitura no Facebook, nesta segunda-feira (29), a Prefeitura pretende vacinar 5 mil pessoas com 65 anos ou mais na ação do Dia D.
“Esse grupo é grande”, informou a secretária da Saúde, Zelionara Branco ao justificar a necessidade de uma grande mobilização de profissionais da área para a atividade do Dia D, cuja vacinação prevê a imunização com a primeira dose para as pessoas na faixa etária de 65 a 69 anos ou mais, a partir da próxima quarta-feira. Após o Dia D, a aplicação das vacinas vai continuar para esse público nos dias seguintes e não está descartada a organização de um novo drive-thru. Nesta terça-feira (30), a vacinação prossegue para quem tem 71 e 72 anos.
Conforme o Núcleo de Imunizações da SMS, os postos de Saúde com salas de vacina vão aplicar as doses para a faixa etária de 65 anos ou mais, quarta-feira, das 8h30min às 16h. Além dos postos, a Secretaria ampliou em mais locais na cidade a ação do Dia D: vão ser aplicadas doses, das 9h às 16h, nas escolas Wanda Rocha (Cassino), Porto Seguro e no Ginásio do IAC (Ipiranga Atlético Clube), localizado na rua Dr. Nascimento, no Centro.
Bandeira Preta
A secretária Zeolinara Branco fez a manifestação durante a transmissão semanal, realizada toda segunda-feira, em que se discute com o prefeito Fábio Branco as ações de enfrentamento à pandemia no Rio Grande. Na Live, o prefeito informou que ainda não está concretizada a compra de vacinas pelos consórcios nos quais o município participa. Por sua vez, Zelionara falou que a situação da pandemia na cidade não melhorou em relação há uma semana. Disse que ainda existem pacientes aguardando vaga por leitos de UTI para Covid-19 e que a falta de medicamentos permanece.
Zelionara orientou “a pessoa que já tem os resultados dos exames e o diagnóstico para Covid-19 como sendo positivo, que faça o monitoramento da situação, entre em contato com a Unidade de Saúde; assim, mais rápido é o atendimento e pode ser evitado que ela procure um leito de UTI”. Ela implorou para que as pessoas mantenham o isolamento.
Durante a Live, realizada após a reunião do Comitê Municipal Técnico em Saúde, nesta segunda-feira, o prefeito e a secretária reforçaram a necessidade das pessoas manterem os cuidados e a prevenção contra a Covid-19. Fábio Branco reafirmou que o município continua em bandeira preta e segue os protocolos definidos pelo governo estadual.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Reprodução