Prefeitura do Rio Grande faz retirada de materiais de invasão em área imprópria para moradia
A Prefeitura do Rio Grande realizou hoje pela manhã a retirada de aparatos e materiais nos fundos da Vila Santa Teresa, às margens da Lagoa dos Patos, visando impedir a formação de uma nova área de invasão irregular em Rio Grande. O local, além de ser Área de Preservação Permanente (APP), é suscetível a alagamentos em períodos de chuva.
A operação contou com apoio da Brigada Militar, da Guarda Municipal, da Secretaria de Meio Ambiente e da Zeladoria. Como as estruturas não eram utilizadas como residências, o trabalho pode ser executado sem maiores problemas.
Como Área de Preservação Permanente, o local possui funções ambientais de grande relevância para a proteção dos recursos hídricos, da geologia, ecologia e biodiversidade. “APPs são áreas naturais intocáveis, com rígidos limites de exploração, ou seja, não é permitida a exploração econômica direta”, explica o secretário de Meio Ambiente, Pedro Fruet.
Conforme Fruet, a área também é inadequada para moradias por ser suscetível a alagamentos em períodos de chuva. Além disso, o ponto também é considerado como de risco pela passagem de encanamentos de gás da Refinaria de Petróleo Riograndense.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação