Prefeitura do Rio Grande firma parceria com Fuzileiros Navais para implementação do Programa Forças no Esporte
Na manhã desta quarta-feira (24), o Prefeito do Rio Grande, Fábio Branco, a secretária de Educação, Denise Lopes, e a diretora da E.M.E.F Maria da Graça Reyes, Liciane Gautério, estiveram presentes no Comando do 5º Distrito Naval para oficializar a adesão do município ao Programa Forças no Esporte (PROFESP). As autoridades foram recebidas pelo Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-almirante Augusto José da Silva Fonseca Júnior e pelo Capitão de Fragata (Fuzileiros Navais) Marcelo Marques de Lima.
Durante o encontro, além de discutirem as áreas de atuação do projeto, o prefeito e o Vice-almirante assinaram o termo de compromisso entre as partes. A expectativa é que o PROFEST atue como outras iniciativas da Marinha já praticadas no município, como os projetos Renascer e Ametista que atendem jovens em situação de vulnerabilidade social.
O PROFESP visa democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte, promovendo o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, especialmente em áreas de vulnerabilidade social, oferecendo atividades esportivas educacionais, lazer, e complementares, além de uma alimentação saudável, reforço escolar, ações cívico-sociais, palestras, campanhas educativas e orientações de civismo, cidadania e desenvolvimento de habilidades profissionais.
Inicialmente, as atividades serão realizadas na Escola Maria Graça dos Reyes, situada na 4ª Secção da Barra. A escolha da instituição foi baseada nos princípios do projeto, que visa interromper ciclos de violência e desamparo em localidades mais vulneráveis. Segundo a diretora da escola, Liciane, as atividades ocorrem durante o contraturno, com os alunos sendo encaminhados ao Grupamento de Fuzileiros Navais às 12h.
No local, serão fornecidas refeições e atividades de iniciação esportiva, além de aulas de reforço em matemática e língua portuguesa. Inicialmente, espera-se que o projeto beneficie de 30 a 60 alunos. Está prevista uma solenidade para o mês de maio para marcar o início das atividades.
De acordo com a Secretária de Educação, o potencial transformador da escola se amplia quando aliado a programas como esse, que também oferecem suporte às famílias dos estudantes.“Esse projeto vai atuar de uma maneira colaborativa com as escolas, trazendo atividades pedagógicas e também atividades relacionadas a vivências, a cidadania, a cultura. Vamos começar com a Escola Maria da Graça Reis, e isso muito nos anima porque é um trabalho feito de uma maneira articulada que atende tudo que a gente precisa nessa sociedade. Então, gratidão por esse momento, gratidão pelo Comando da Marinha, e pela articulação que está acontecendo entre a prefeitura e esses órgãos que tanto colaboram com a educação do nosso município como um todo”, finaliza Denise.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp