NotíciasRio Grande

Prefeitura do Rio Grande forma 30 guardas municipais para atuação comunitária

A Prefeitura do Rio Grande realizou nesta sexta-feira (23) a cerimônia de formatura de 30 guardas municipais. Além de formalizar a entrega de novos agentes para atuação em Rio Grande, o evento realizado em frente ao monumento do Brigadeiro Silva Paes, na Praça Xavier Ferreira, também marca o início de um novo momento para a Guarda Municipal, que passará a intensificar o trabalho comunitário diretamente nos bairros do município.

A atividade contou com grande público, formado especialmente por familiares e amigos dos formandos, além de autoridades que prestigiaram esse importante momento para reforçar a segurança em Rio Grande. Entre eles estavam representantes da Guarda Municipal de Gravataí, uma referência estadual em qualificações como essa, e que foi responsável pelas aulas, após firmar convênio com a Prefeitura.

Para o prefeito Fábio Branco, o novo formato de atuação da Guarda só foi possível devido à alterações na legislação, que agora possibilita que os agentes possam estar mais presentes junto à comunidade, assim como o uso de armas de fogo, desde que devidamente habilitados.

“Para nós esse dia foi importante justamente por representar essa qualificação, em uma parceria com a Guarda Municipal de Gravataí que é reconhecida pela Famurs como uma referência. O nosso objetivo é fazer a Guarda estar mais presente na comunidade, e que possa estar ao lado da Brigada Militar, cada um nas suas responsabilidades, em um processo colaborativo. Tendo a Guarda treinada, capacidade e com estrutura melhor, não tenho dúvida que vamos ter uma sensação maior de segurança. A partir do início do ano que vem já queremos ter uma Guarda Municipal Comunitária, mais presente no dia a dia nos bairros, e que a Guarda e a comunidade possam se conhecer melhor para uma atuação mais preventiva”, afirma.

De acordo com o titular da Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, Anderson Castro, toda a formação foi elaborada para contemplar as ações que fazem parte da rotina dos agentes, além de marcar um novo e qualificado formato de atendimento.

“A comunidade pode ter certeza que passaremos a ter uma Guarda Comunitária, que visa prestar um atendimento muito melhor, com um olhar diferente para a população, em uma mudança cultural nos atendimentos. São 30 Guardas formados a partir da matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em um curso em que tiveram potencializadas algumas disciplinas que consideramos mais importantes, principalmente o policiamento comunitário, direitos humanos, atendimento de ocorrências e conteúdos que fazem parte do dia a dia da guarda. ” ressalta.

Ele também explicou que os formandos não irão atuar em postos de guarda, mas sim “exclusivamente na rua, atendendo aos chamados de rotina e também na segurança de prédios públicos”.

Segundo o comandante da Guarda Municipal, Marcelo Vieira, a formação preenche uma lacuna que existia no serviço e também é motivo de orgulho para a organização. “Agora estamos ainda mais qualificados para prestar um serviço melhor. A Guarda de Gravataí conta com pessoas qualificadas, essa é a 8ª turma de outros municípios que eles formam e o trabalho foi muito bom, só tenho a agradecer. Além disso, com 29 anos de carreira, me sinto muito orgulhoso de fazer parte desse momento como Comandante da Guarda Municipal”, diz.

Escolhido como orador da turma, o Guarda Municipal Diamany Alves, destacou o sentimento de orgulho com a formação, que foi bastante exigente física e mentalmente. “A partir de hoje começa um novo ciclo. Estamos todos prontos, capacitados e com bastante vontade de trabalhar e auxiliar a comunidade. Aqui temos pessoas exemplares, pessoas que estão preparadas para dar o melhor 24h por dia. Então os riograndinos podem contar conosco, pois estaremos aqui para servir e proteger, que é o objetivo da guarda municipal”, garante.

Formação

Todo o curso teve como referência a base na matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e teve duração de 1.285 horas/aula, distribuídas entre 30 disciplinas. As aulas foram ministradas na Estação Cidadania Cultura Lagoa dos Patos, em Rio Grande, com instrutores de Gravataí e também locais.

Secretário de Segurança Municipal de Gravataí, o coronel da PM Flávio Lopes, um dos instrutores do curso, destaca que o papel de atuação das Guardas Municipais é colaborar com as demais forças de segurança, servir o cidadão e proteger o patrimônio e a população, em atividade de menor potencial ofensivo e relacionadas às questões de posturas do município. “O futuro da segurança passa pela ação dos guardas, e o curso oferece esse suporte técnico, dando condições ao agente para que ele possa colaborar, servir e proteger os cidadãos”, reforça Lopes.

Atuação alinhada com políticas sociais

De acordo com o prefeito, o trabalho dos agentes deverá ser executado de forma a contemplar as políticas sociais em desenvolvimento no município.

“Queremos atuar de forma alinhada com estratégias como o Virada da Paz, que é um programa muito mais preventivo e presente nos bairros, para que a gente possa trabalhar em conjunto com o policiamento ostensivo. Mas também fazer um trabalho mais social, também com geração de emprego, e mais presente nas famílias, para identificarmos o que as pessoas realmente precisam. Queremos promover essa aproximação com as escolas, postos de saúde e nossos Cras, em um trabalho integrado, contando com a Guarda Municipal também como um auxílio para a prevenção”, diz.

Além disso, ele destacou a intenção de realizar novos chamamentos de aprovados para reforçar a Guarda Municipal, especialmente para a atuação nos bairros. “A nossa ideia é chamar novos guardas, oferecer a capacitação e qualificação para que possam se somar a esse esforço que estamos fazendo pela segurança de Rio Grande”, afirma o prefeito.

Guarda armada

Conforme o secretário Castro, em breve a Guarda também terá o reforço da utilização de armas de fogo nas atividades. Para isso, será ofertado o curso de armamento e tiro, também ministrado pela Guarda de Gravataí, o que deve ocorrer assim que os equipamentos forem recebidos. As armas escolhidas são da marca Glock, modelo G45.

“As armas e munições já foram compradas e estamos aguardando o prazo contratual de entrega. Os guardas ainda irão passar pelo teste psicotécnico, feito com psicólogos credenciados na Polícia Federal. Então iniciaremos a segunda fase, que é habilitar ao menos 30 guardas para uso da arma de fogo. Será um marco histórico e em conformidade com a lei”, afirma.

Neste contexto, o prefeito Fábio Branco frisa que a utilização dos equipamentos só será realizada na prática após a conclusão da formação. “Não vamos colocar ninguém na rua sem estar preparado, apto e aprovado para essa função. O armamento é um instrumento para proteção da população e da vida dos próprios guardas, mas é necessário que eles estejam bem treinados”, comenta.

Nova identidade visual

Além da Formatura, a SMMAS também apresentou, durante o evento, a nova identidade visual que já está sendo aplicada nos veículos da Guarda. A unidade móvel de monitoramento, uma viatura Fiat Toro e as quatro motos que recentemente foram recebidas do Ministério Público, já contam com o novo layout em azul na cor e com detalhes amarelos.

“Estamos reforçando a cor azul, que é a cor da Guarda, para ter esse destaque de identificação. Nossas viaturas passarão por uma mudança visual, a exemplo do que foi feito com a Fiat Toro. Então a gente começou um novo processo dentro da Guarda Municipal do Rio Grande, que é de qualificação permanente e de investimento qualificado em equipamentos”, destaca Castro.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.