NotíciasRio Grande

Prefeitura do Rio Grande garante que ponte da ilha dos Marinheiros está estabilizada

Moradores da ilha dos Marinheiros receberam uma boa notícia nesta terça-feira (1º) à tarde, durante uma reunião com a prefeita Darlene Pereira e equipes técnicas que trabalham na recuperação da ponte de acesso à ilha: a ponte está estabilizada. Mesmo assim, ainda são executados trabalhos de dragagem no local, que visam fechar um buraco em torno do pilar que desestabilizou a estrutura e impediu o tráfego de veículos pesados sobre a ponte, desde a enchente de maio do ano passado.

A prefeita considerou a reunião com moradores realizada no Salão do Esporte Clube Cruzeiro do Sul excelente, pois houve a oportunidade de levar informações positivas à comunidade da ilha dos Marinheiros, explicar como está sendo executada a obra e, também, ouvir as demandas de quem aguarda com ansiedade a finalização do trabalho. Durante a reunião, uma comissão de moradores da ilha entregou um abaixo-assinado à prefeita no qual pedem a aceleração dos trabalhos.

Darlene afirmou que a restauração não está parada e todo o processo está sendo feito em etapas e de forma bastante transparente, com acompanhamento direto de engenheiros, tanto do Gabinete de Programas e Projetos Especiais (GPPE) da Prefeitura, como da equipe da empresa que executa o serviço. Estes profissionais também estiveram presentes na reunião. A prefeita citou que já esteve várias vezes no local acompanhando os trabalhos e conversando com moradores. Uma dessas moradoras foi Cintia Aredes. Ela afirmou que “nunca, nenhum prefeito veio tantas vezes à ilha para nos dar atenção e explicação, como a prefeita Darlene fez hoje”.

A secretária do GPPE, Giovana Trindade reforçou que, desde o dia 2 de janeiro deste ano, a Prefeitura, por meio dos profissionais que atuam no GPPE, tem dado atenção especial para a estabilização da ponte da Ilha dos Marinheiros, que acabou afetando, diretamente, a vida dos moradores.

Conforme a gestora do GPPE, “desde que assumimos o governo, pleiteamos e conseguimos aprovar um aditivo ao contrato para a concretagem das estacas do pilar da ponte. Concretamos dia 18 de janeiro essas estacas. Foi um trabalho bem complexo que envolveu mergulhadores, engenheiros especializados, mas a concretagem foi um sucesso e garantiu a estabilidade da ponte.” Ela justificou que não se afirmou isso dia 18 de janeiro, porque era necessário fazer os estudos no local para verificar se a ponte não continuaria cedendo.

Mesmo depois da concretagem e antes, o trabalho de dragagem, de deposição do material de dragagem no buraco embaixo da ponte permaneceu e a concretagem garantiu a estabilidade. Mas ainda é preciso fechar, totalmente, o buraco que ficou em torno do pilar que abalou a estrutura da ponte. Com isso, “completamos o volume de 90 mil metros cúbicos de material de dragagem depositados no pilar cedido”. Esse volume, de acordo com a secretária do GPPE, não foi suficiente, porque muito desse material foi levado com a correnteza. Agora, “precisamos fazer um aditivo de contrato para depositar mais material de dragagem no buraco, a fim de garantir o nivelamento necessário da ponte, que está em contrato com a empresa”.

Nesse momento, a Prefeitura/GPPE trabalha com esse aditivo de contrato e prevê mais 30 a 60 dias com a utilização do serviço da draga no local. A expectativa da secretária é que o material que ainda está sendo retirado pela draga seja suficiente para fechar o buraco e garantir o nivelamento necessário do solo embaixo da ponte como era antes da enchente de maio do ano passado.

Teste de carga

Giovana Trindade acredita que o último aditivo do contrato atual garantirá que se feche completamente o buraco e que seja possível, então, realizar os testes de carga sobre a ponte. A partir daí, é possível encaminhar um segundo contrato junto à Defesa Civil Nacional, visando a etapa final da recuperação da estrutura de acesso à ilha dos Marinheiros.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.