NotíciasRio Grande

Prefeitura do Rio Grande leva serviços públicos aos moradores do bairro Mangueira

Uma série de serviços públicos foram disponibilizados pela Prefeitura do Rio Grande aos moradores do bairro Mangueira, na tarde desta quinta-feira (9), durante o último dia do primeiro mutirão realizado pelo Executivo este ano no município. Com várias barracas montadas no campo próximo à EMEF Ramiz Galvão, equipes de diversas secretarias e outros órgãos da administração municipal receberam adultos, crianças e idosos que foram ao local em busca de atendimento em alguma área da Prefeitura ou apenas para prestigiar a ação.

Entre os secretários de governo presentes na atividade, o de Relações Institucionais (SMRI), Cláudio Costa lembrou que a iniciativa de realizar o mutirão partiu da prefeita Darlene Pereira. Outras ações semelhantes, em diferentes bairros da cidade, estão sendo avaliadas e devem ocorrer nos próximos meses.

O bairro da Mangueira é uma região bastante carente da cidade. Possui 2.100 moradores e mais de 500 residências. Para lá, foram deslocados vários serviços municipais, desde terça e até esta quinta-feira. Caminhões e maquinários da Secretaria de Zeladoria da Cidade (SMZC) trabalharam todos os dias fazendo o nivelamento e limpeza de ruas, corte de grama, manutenção de praças e valeteamento. “Vimos a alegria da comunidade com esses serviços e queremos realizar essa ação em outros bairros da cidade”, frisou o secretário da SMZC, Rodrigo Barreto.

Nesta quinta-feira, foram realizados, também, diversos atendimentos em Saúde. A secretária da pasta, Juliana Acosta esteve na ação e elencou outros serviços que a Secretaria levou para os moradores, como testes rápidos e vacinação, informações sobre prevenção à Dengue e orientações sobre programas e políticas de Saúde que devem ser acessados pela comunidade. Para ela, “esse mutirão faz parte de uma estratégia da administração municipal de estar mais próxima das pessoas, levando as políticas públicas para os bairros, proporcionando que a população possa acessar os seus direitos”.

Já a pasta de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) realizou atendimentos voltados para o público do Cadastro Único e orientou as pessoas que ainda têm dificuldades em encaminhar documentos perdidos com a enchente do ano passado. Por sua vez, a Ouvidoria Municipal registrou algumas solicitações por parte dos moradores.

Também participaram da ação integrantes da Defesa Civil, o secretário da Secretaria da Causa Animal (SMCA), Hiran Damasceno, e a Escolinha de Trânsito – órgão da Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS) – , que garantiu diversão e aprendizado para diversas crianças presentes à ação.

O mutirão realizado pela Prefeitura teve o apoio da Associação de Moradores do Bairro, da Marinha do Brasil, da Transpetro e do Centro de Convivência Meninos do Mar (CCMAR), sendo que este último apresentou aos moradores uma relação de cursos oferecidos pela instituição.

Moradores da Mangueira destacaram a importância da ação para a comunidade. O presidente da Associação dos Moradores, Mateus Tavares disse que este é um recomeço para a comunidade. Recordou que os moradores sofreram bastante com as enchentes e, agora, “temos o carinho e a visibilidade da Prefeitura com os mais carentes”.

Outro morador, Arnaldo Mesquita reside no bairro há 14 anos e afirmou ser importante essa aproximação do Executivo com a comunidade. “Estávamos esquecidos. Hoje vemos um trabalho social, de recuperação e infraestrutura, que esperamos que se repita.”

A moradora Solange Alves disse que a atividade foi “histórica”. Citou como exemplo o fato de dar a oportunidade para sua neta tomar a vacina no bairro, sem ter que se deslocar para um posto de Saúde em outro local. A menina estava com duas doses atrasadas.

O mutirão na Mangueira encerrou à noite com a presença da prefeita Darlene Pereira e do vice, Renato Gomes, que ouviram outras demandas da comunidade.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.