Prefeitura do Rio Grande prepara novos abrigos para receber possíveis pessoas desalojadas pela chuva e enchentes
De acordo com a Defesa Civil, o acumulado de chuvas em Rio Grande na madrugada e manhã desta quarta-feira, 13/08, foi de 90 mm. Na Vila da Quinta, o Arroio das Cabeças voltou a subir nessa madrugada – o arroio recebe o escoamento dos principais banhados da região, já encharcados pela precipitação constante de água que cai no território. No local, nessa madrugada, mais duas famílias precisaram ser removidas das suas residências, o que contabilizam, agora, 90 pessoas acolhidas pelas equipes da Prefeitura no Salão Paroquial da Vila da Quinta. Para solicitar auxílio, a população deve ligar no 199.
“Iremos continuar monitorando a situação do Arroio das Cabeças de perto. As previsões meteorológicas indicam que nos próximos dias não terá precipitação, mas na próxima semana as chuvas retornam. Então, as secretarias seguirão trabalhando ao auxílio dessa comunidade e, temos também que agradecer por todo apoio da sociedade nesse período. Agradecemos a Cootracam que realizou a doação de um container contendo materiais de limpeza, paletes e alimentos”, destaca o vice-prefeito e coordenador da Defesa Civil Sérgio Weber.
Diante da preocupação com a piora do cenário, a administração municipal já colocou em curso a montagem de novos abrigos para receber a população que necessitar sair das suas residências em função dos alagamentos. Os novos locais são a EMEI Usina (Vila da Quinta) e a EMEI Viriato Corrêa (no Bairro Getúlio Vargas). Estes novos locais ainda não estão em operação, mas estão instalados caso haja a necessidade de abrigar mais pessoas.
Caso entrem em operação, a EMEF Viriato Correa servirá de ponto de acolhimento para as famílias da Vila da Barra e demais localidades do perímetro urbano que necessitaram de abrigo. Já as famílias da Vila da Quinta e das ilhas serão deslocadas para a estrutura da EMEI Usina – estrutura ainda não inaugurada e que futuramente funcionará como escola de educação infantil atendendo a comunidade da Vila. Em caso de necessidade há a possibilidade de que mais locais sejam utilizados para apoio as famílias afetadas pelas chuvas.
Doações
Para a auxiliar na assistência às pessoas desalojadas, a população que puder pode contribuir com doações. A Defesa Civil comunicou que já recebeu bastante doação de vestuário e que os itens prioritários para recebimento, neste momento, são toalhas, lençóis, materiais de higiene cobertas..
Os pontos de doação são o São Paroquial da Vila da Quinta, Prefeitura Municipal, Câmara dos Vereadores, Secretaria do Cassino, Sede da Defesa Civil (na rua Almirante Barroso) e COOTRACAM.
Barra
A Prefeitura do Rio Grande e apoiadores seguem em atenção na localidade da Barra. Neste momento o vento está soprando na direção Sudeste a uma velocidade de 37 Km/h, fazendo com as águas não saiam na “boca da barra”, entre os Molhes em direção ao oceano Atlântico.
A Lagoa doa Patos segue recebendo muita água dos rios da região da Serra, Vale dos Sinos, Taquari, Camaquã e demais rios que despejam sua vazão na Lagoa dos Patos. Além disso, voltou a chover forte na manhã desta terça-feira no Vale do Taquari e na Serra Gaúcha, desaguando mais volume pluvial na lagoa.
Outros pontos que estão em atenção também são as estradas do interior do município, que já passam por alagamentos com aumento das águas nos campos, como o Corredor do Mel onde uma vala se abriu com a força da água.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação