Prefeitura do Rio Grande promove ação para revitalização do Pórtico da Cidade neste sábado, 3
A Prefeitura do Rio Grande, por meio da Defesa Civil, estará promovendo amanhã, 3, uma ação para revitalização do Pórtico da Cidade. O trabalho será executado em parceria com a empresa HTC Engenharia e consiste na limpeza, manutenção da iluminação e pintura do monumento.
O Ordenador da Defesa Civil, Rudimar Machado, explica que o processo de revitalização será iniciado pelo serviço de limpeza. Conforme Machado, depois da higienização do monumento o objetivo é fazer a manutenção para “remodelagem da iluminação” por meio da implementação de um sistema mais “novo e moderno” de luzes. Posteriormente, o local também receberá ações de ajardinamento e pintura.
Os detalhes da ação que vai revitalizar um dos cartões postais da cidade foram alinhados durante reunião realizada na quarta-feira, 30. Na ocasião, o Coordenador da Defesa Civil, Sérgio Webber, o Ordenador, Rudimar Machado, e o Secretário-executivo do órgão de Defesa, Anderson Montiel, estiveram reunidos com Humberto Telles, representante da parceira HTC Engenharia. A empresa fará o empréstimo de maquinário e a cedência de um colaborador e define a iniciativa conjunta como parte de um “compromisso social com a cidade do Rio Grande”.
Além da Defesa Civil, responsável pela coordenando a ação, e da HTC Engenharia, a atividade também contará com o apoio de equipes das secretarias de Município de Zeladoria da Cidade (SMZC) e de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS).
Trânsito
Durante o período de trabalho o trânsito será desviado para as laterais do Pórtico e permanecerá sendo avaliado conforme o andamento das ações. Caso haja necessidade, outras alterações poderão ser feitas para garantir a segurança dos motoristas e dos trabalhadores. A orientação é que os motoristas tenham atenção redobrada ao transitar pelo local.
Pórtico da cidade
Construído no ano de 1950, o Pórtico da Cidade do Rio Grande representa as grandes indústrias têxteis do Município em décadas passadas. Por isso, o monumento foi construído com formato de uma máquina de costura. Sua localização é a mesma onde, no século XVII, existia um portão da entrada da cidade. Hoje, o monumento é tido como um dos cartões postais da cidade.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação