Prefeitura do Rio Grande recebe doação de 3500 telhas do Governo Estadual nesta segunda-feira (31)
A Prefeitura do Rio Grande recebeu, nesta segunda-feira (31), pela manhã, 3.500 telhas provindas da homologação do decreto de emergência do Governo do Estado. O decreto, anunciado em coletiva na quarta-feira (26), é uma das medidas que estão sendo realizadas para atender a população prejudicada pelo ciclone extratropical que assolou a cidade nos dias 12 e 13 de julho. O tempo adverso contou com fortes chuvas e rajadas de vento que atingiram 146 km/h na madrugada do dia 13.
De acordo com informações divulgadas pela Defesa Civil, houveram cerca de 16 mil atendimentos registrados, além de 500 casas destelhadas e 38 destruídas. As 3.500 telhas recebidas irão ser entregues às famílias que foram cadastradas pela Defesa Civil e receberam a visita de uma Assistente Social, após o cadastro. Aqueles que ainda não realizaram o registro, ainda podem entrar em contato com a Defesa Civil a fim de receber as doações.
“É de suma importância essas telhas para ajudar todas as comunidades que foram atingidas pelo evento climático. Estamos fazendo um trabalho integrado junto com os voluntários da Defesa Civil, além de todas as secretarias que estão trabalhando conosco, Secretaria de Mobilidade (SMMAS), Secretaria de Acessibilidade (SMCAS) e a Zeladoria (SMZC). Trabalho muito importante, também, dos agentes sociais que estão atendendo diretamente às famílias”, comenta o ordenador da Defesa Civil de Rio Grande e chefe de Gabinete do vice-prefeito, Rudimar Machado.
O material referente a doação do estado está sendo armazenado na sede da Zeladoria da Cidade. Este será entregue à comunidade a partir desta semana, juntamente com as outras doações que já estão sendo entregues.
Ainda no dia de hoje, a Defesa Civil, a Marinha e o Exército iniciaram a entrega de outras coberturas, que já foram recebidas, em diferentes pontos da cidade. Acompanhados também da Guarda Municipal e de Assistentes Sociais, serão atendidas, no total, 96 famílias em diferentes bairros da cidade, como Cidade Nova, Junção e Humaitá
Rudimar finaliza destacando o essencial e árduo trabalho do poder público em normalizar a situação. “A Prefeitura do Rio Grande vem se esforçando para entregar o mais rápido possível esse quantitativo de telhas para as residências que sofreram com o destelhamento. então, o trabalho da defesa civil rio grande nessa coordenação e também no preenchimento do sistema S2ID (Sistema Integrado de Informações sobre Desastres) junto com Anderson Montiel, Dênis Antiqueira, fazendo um trabalho com muita competência para chegar mais rápido esses auxílios à comunidade rio-grandina”, disse.
Campanha Mobiliza Rio Grande
A Campanha Mobiliza Rio Grande, a qual se destina à arrecadação de alimentos, materiais de limpeza e higiene, roupas de cama, colchões, agasalhos (adulto e infantil) e telhas 4 mm, tem como finalidade encaminhar esses materiais à população carente afetada pela passagem do ciclone extratropical entre os dias 12 e 13 de julho no município. Em discurso, o prefeito ressaltou o impacto causado pelo ciclone e anunciou as diferentes iniciativas que somaram-se às forças que buscam normalizar a situação do Rio Grande.
O prédio da Prefeitura, na rua General Neto, esquina Marechal Floriano, segue funcionando como ponto de coleta das doações, que podem ser entregues de segunda a sexta-feira sempre das 8h às 17h30. As doações podem ser entregues também na sede da Defesa Civil, localizada na rua Almirante Barroso, 166.
Para aqueles que não podem se deslocar até a unidade da Prefeitura, também é possível agendar a retirada das doações por meio dos telefones (53) 99120-4408 ou 32338474. Dessa forma, a campanha busca garantir que todos tenham a oportunidade de participar e contribuir para o sucesso dessa ação solidária.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação