NotíciasRio Grande

Prefeitura do Rio Grande recebe laudos que garantem qualidade da água na Laguna dos Patos

A Prefeitura do Rio grande, por meio do secretário de Relações Institucionais Cláudio Costa e da secretária adjunta Thaís Saggiomo, promoveu reunião com os pesquisadores Mônica Kersanach e Gilberto Fillmann, ambos do Instituto de Oceanografia da FURG (IO-Furg), para buscar informações sobre o monitoramento da fauna e flora na Lagoa dos Patos. Segundo o secretário, estas informações são importantes para garantir à população que há uma ótima qualidade das águas e da safra do camarão, que será liberada em 01 de fevereiro de 2025.

O diálogo com os cientistas e também os dados cedidos pela Portos RS, empresa gestora do Porto do Rio Grande, trazem tranquilidade à população rio-grandina, diz Cláudio Costa, porque anunciam que a grande vazão da Lagoa promoveu a renovação das águas, assegurando uma safra de camarão próprio para o consumo. Os pescadores já anunciam a presença do crustáceo na Lagoa e já estão prontos para pesca.

Relatório da Portos RS

Os resultados encontrados indicam que, para os parâmetros básicos de pH e oxigênio dissolvido, não houve alteração da qualidade da água nos pontos amostrados no canal de navegação e margens da região portuária estuarina de Rio Grande, após os eventos de elevada precipitação e cheias históricas nos rios e tributários que deságuam na Lagos dos Patos e consequentemente ingressam no estuário.

Com a grande vazão da Lagoa dos Patos, o volume elevado de água doce no sistema proporciona uma barreira física impedindo a entrada de água salgada. Por outro lado, o fluxo intenso de água doce propicia uma diluição de poluentes, minimizando os possíveis impactos na região. A bibliografia especializada descreve que no eixo principal da Lagoa dos Patos, a qualidade da água pode ser considerada satisfatória, devido à grande circulação, facilitando o processo de autodepuração do sistema.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.