Prefeitura do Rio Grande renova acordo com Marinha nos projetos Renascer e Ametista
Uma cerimônia na sede do 5º Distrito Naval, em Rio Grande, renovou o acordo de cooperação dos projetos Ametista e Renascer com as prefeitura de Rio Grande e São José do Norte. Os projetos realizam um estágio de integração social para adolescentes em situação de vulnerabilidade social na faixa etária de 14 a 17 anos. A assinatura do convênio ocorreu no Salão Nobre da corporação e contou com as presenças do comandante do 5º Distrito, vice-almirante José Renato de Oliveira, do prefeito Alexandre Lindenmeyer e da prefeita de São José do Norte, Fabiany Zogbi Roig, entre outras autoridades.
No total, serão 150 jovens (75 meninos e 75 meninas) contemplados nos dois municípios. Os beneficiários vão participar de um estágio durante 15 semanas com início previsto para o dia 1º de julho e o término em 10 de outubro. Os projetos Ametista e Renascer decorrem do Acordo de Cooperação firmado entre a Marinha do Brasil, por intermédio do 5º Distrito e as prefeituras do Rio Grande e de São José do Norte e os respectivos Conselhos Tutelares.
Na solenidade, o vice-almirante frisou a importância do projeto e disse que o desejo é, um dia, aumentar o número de estagiários para 1.000 jovens. “Esse é um compromisso que temos com o Brasil e se pudéssemos passaríamos para mil”, disse o comandante ao lembrar que, esse ano, o projeto Renascer completa 21 anos.
O prefeito Alexandre Lindenmeyer salientou que a parceria com a Marinha do Brasil fortalece um trabalho de rede no município. “É dessa maneira que fizemos a diferença. Desejo que os adolescentes usufruam dos projetos e que eles contribuam para a sua formação enquanto cidadãos”, ressaltou. Lindenmeyer esteve acompanhado no evento dos secretários de governo Ricardo Freitas (Cultura), Vanessa Pintanel (Educação) e Chendler Siqueira (adjunto da Secretaria de Cidadania e Assistência Social).
Antes de encerrar a cerimônia, o comandante do 5º Distrito fez a entrega simbólica às secretarias de Cultura e Educação do município do Rio Grande de 500 exemplares da obra “O Velho Marinheiro – A história da vida do Almirante Tamandaré”, do escritor Alcy Cheiuche, a serem distribuídos na rede escolar rio-grandina.
Alcy Cheiuiche, gaúcho natural de Pelotas, professor de oficinas literárias é também autor dos livros como “Santos Dumont”; “Sepé, Tiaraju”; “O mestiço de São Borja”; e “A Guerra dos Farrapos”, entre outros títulos.
Renascer e Ametista
O Projeto Renascer é voltado para o sexo masculino e está em sua 21ª edição e o Projeto Ametista atende adolescentes do sexo feminino, tendo completado a 19ª edição. Os dois são executados pelo Núcleo de Assistência Social (NAS). No curso, são repassadas orientações sobre Saúde, higiene, primeiros socorros, boas maneiras, prevenção sobre dependência química, ordem unida, liderança, doenças sexualmente transmissíveis, educação moral e cívica, ordem unida, além de práticas esportivas, recreativas, culturais e de convivência social.
A seleção dos jovens para participar dos projetos é realizada pelos conselhos tutelares dos dois municípios. Após serem selecionados, os Conselhos enviam os cadastros para o Comando do 5º Distrito. Entre os principais requisitos está a frequência à rede regular de ensino. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 32336179.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação PMRG