NotíciasRio Grande

Prefeitura e Anhanguera lançam serviço de escuta psicológica para os trabalhadores em educação da Rede Municipal de Ensino

O projeto “Escuta Rio Grande – Serviço de Acolhimento Psicológico” foi apresentando por meio de uma videoconferência na manhã desta terça-feira, 07. O serviço estará disponível de domingo a sexta-feira, das 08h às 20h, de forma virtual

Na manhã de terça-feira, dia 07 de julho, a Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Educação (SMEd), realizou, por videoconferência, o lançamento e a apresentação do Projeto “Escuta Rio Grande – Serviço de acolhimento psicológico” aos(às) gestores(as) das escolas da rede pública municipal de ensino, aos Conselhos Municipais pertencentes à educação e ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinterg).

O projeto é uma ação da SMEd em parceria com o Curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera de Rio Grande, e terá como foco o atendimento psicoemocional para os trabalhadores e trabalhadoras em educação da rede municipal, nestes tempos de pandemia e isolamento social.

O “Escuta Rio Grande – Serviço de acolhimento psicológico” é um projeto de extensão coordenado pela Professora Raquel Silva, coordenadora da clínica-escola  de Psicologia da Faculdade Anhanguera do Rio Grande. A equipe executora é composta por: coordenação da clínica-escola de Psicologia, Alunos(as) da Pós-graduação em Psicologia Clínica da Faculdade Anhanguera do Rio Grande, Alunos(as) da Graduação do Curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera do Rio Grande e Alunos(as) da Empresa Jr. Orientar.

De acordo com a Professora Raquel Silva, “nosso objetivo é oferecer atendimentos emergenciais on line durante o período de isolamento social aos(às) servidores(as) da SMEd. Não é psicoterapia; é, sim, um espaço para uma conversa com um profissional da área, que pode oferecer orientações para a saúde mental. A ideia é sermos mais um local de escuta, capaz de ajudar a aumentar a tolerância do(a) paciente enquanto aguarda por um atendimento psicológico convencional”.

Atendimento

Para solicitar o atendimento de escuta psicológica, o(a) trabalhador(a) em educação deverá fazer o agendamento, a partir da semana que vem, através da página da SMEd. Após a avaliação dos dados e preenchimento do cadastro, o(a) usuário(a) receberá um e-mail com link e horário de atendimento, o qual será realizado de forma virtual. O serviço estará disponível de domingo a sexta-feira, das 08h às 20h.

“Agradeço à Professora Raquel Silva, à formanda em psicologia Vivian Moraes e a toda equipe de psicólogos(as) e estudantes da Faculdade Anhanguera de Rio Grande que irão contribuir com o Projeto. Estamos trabalhando para preservar a saúde física e mental dos(as) nossos(as) colegas para que, em breve e com segurança, possamos voltar às escolas e, assim,  acolhermos nossos(as) estudantes”, destacou o secretário de Município da Educação, André Lemes da Silva.

Secretaria de Município de Educação

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.