Notícias

Prefeitura e Comando dos Bombeiros discutem necessidade de guarda-vidas na Capilha

O vice-prefeito do Rio Grande, Paulo Renato Mattos Gomes este reunido, na manhã desta terça-feira (22), com o comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel, Ten. Cel. Everton de Souza Dias e outros membros do grupamento, quando tratou da necessidade de se colocar salva-vidas na praia da Capilha, no distrito do Taim, na próxima temporada de veraneio. Conforme o vice-prefeito, cerca de 3.000 (três mil) pessoas frequentam aquela praia e esse seria um dos motivos para que fosse dada mais segurança à população no balneário.

Paulo Renato adiantou que, na quarta-feira da próxima semana, ele vai acompanhar o comandante do 3º BBM na praia da Capilha. No local, vão verificar qual a real necessidade de se colocar guarda-vida no balneário e qual a infraestrutura que existe disponível para os profissionais poderem trabalhar. A ideia, conforme o vice-prefeito, é que o Comando do 3º BBM na região faça um estudo técnico in loco, a fim de subsidiar o governo estadual com informações que mostrem a necessidade de guarda-vidas no local.

“Nossa intenção é oferecer mais infraestrutura e segurança aos banhistas e frequentadores da praia, tanto agora, como no período de veraneio”, disse o vice-prefeito. Paulo Renato espera que o governo estadual se sensibilize da necessidade e conta com a defesa dessa pauta, a ser realizada junto ao governo estadual pelo comando do 3º BBM. Depois de verificaram a situação na praia, eles devem ir a Porto Alegre, onde pretendem apresentar o estudo técnico e o pleito rio-grandino ao Governo do Estado.

Distante quase 60 quilômetros do Centro do Rio Grande, a praia da Capilha recebe veranistas tanto da cidade portuária como de Pelotas e arredores. Na praia, existe um posto de Saúde e, em conversa com o secretário de município da Saúde (SMS), Maicon Lemos, o vice-prefeito Paulo Renato informou que está em tratativas para garantir um espaço dentro do posto que possa servir, também, de alojamento para os guarda-vidas.

Em 2018, a presença dos banhistas, de acordo com o vice-prefeito, não pode contar com a presença dos guarda-vidas, embora tivesse a segurança feita por brigadianos e pela guarda municipal. Esse ano, a intenção é disponibilizar dois espaços na praia para que os guarda-vidas possam trabalhar.

Durante a reunião com o comando do 3º BBM, foi tratado do Serviço Civil de Bombeiros, cuja lei que rege a profissão foi sancionada em 2009.

Assessoria de Comunicação PMRG

Foto: Divulgação PMRG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.