Prefeitura e grupos voluntários ampliam atendimento a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade
O pedido é que a comunidade também auxilie com a doação de cobertores, alimentos, produtos de higiene e outros donativos
Uma reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 26, entre Prefeitura e grupos voluntários, teve como objetivo alinhar a ampliação das ações que buscam auxiliar a população em situação de rua e famílias em condições de vulnerabilidade. O movimento para organização do trabalho que será desenvolvido de forma conjunta entre Executivo Municipal e os grupos de apoio, se antecipa a uma onda de frio intenso prevista para chegar ao Rio Grande do Sul a partir de amanhã, 27, conforme alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Na reunião ficou acertada a ampliação das ações durante sete dias a contar da data de hoje até a próxima segunda-feira, 02 de agosto. Nesse período, a atuação se dará em duas frentes de trabalho: Auxílio à população em situação de rua e auxílio e monitoramento de famílias vulneráveis.
Abrigo
Até a próxima segunda-feira, dia 02, o Centro de Acolhimento Renascer no Espírito (CARE) terá funcionamento 24 horas por dia. Nesse período, a unidade, que já oferece amparo noturno aos necessitados, está disponibilizando o espaço para que as pessoas permaneçam não apenas durante a noite para dormir, mas também de dia para evitar a exposição ao frio. O CARE está localizado na rua Augusto Duprat, 728.
Distribuição de roupas, alimentos e agasalhos
A distribuição de donativos e agasalhos será feita por sete grupos voluntários que já atuam na cidade. São esses voluntários que estarão percorrendo as ruas para entregar mais cobertores e agasalhos, alimentos, e outros materiais de assistência, principalmente para as pessoas que não quiserem ir para os abrigos.
Atualmente, cerca de 80 pessoas em situação de rua já utilizam os serviços de acolhimento. No entanto, há também aquelas que recusam o encaminhamento ao abrigo mesmo nos dias de frio intenso. São aproximadamente 40 pessoas que também estarão sendo monitoradas e auxiliadas pela rede de trabalho formada pela Prefeitura e os grupos de voluntários Ps Amor e Caridade, Projeto Esperança Viva, Comunidade Renascer no Espírito, Anjos da Noite, Voluntários do Amor RG, Quinta Feira Santa e Rio Grande sem Fome.
Levantamento e auxílio a famílias necessitadas
A ampliação do atendimento durante a onde de frio também está voltada às famílias que se encontram em condições vulneráveis. Elas serão identificadas através de um levantamento feito pela Secretaria de Saúde (SMS), através de Agentes de Saúde que atuam no Município. Nos casos em que houver a necessidade do auxílio, a orientação é que os Agentes repassem a demanda para Defesa Civil que fará o atendimento à família por meio da distribuição de alimentos, roupas, cobertores ou até mesmo do encaminhamento para abrigo.
O que doar e onde doar?
Com as ações já alinhadas entre Prefeitura e os grupos voluntários, o pedido é que a comunidade, de modo geral, se mantenha mobilizada para auxiliar com doações de roupas de inverno, cobertores, colchões, produtos de higiene, travesseiros, toalhas de banho e lonas. Outra doação importante é a de ração, cobertores e casinhas de animais domésticos para que sejam direcionadas aos animais das pessoas em acolhimento, animais comunitários e também àqueles sob tutela da população em situação de vulnerabilidade.
Até o final da tarde desta segunda-feira, 26, a Prefeitura havia recebido de 30 cestas básicas doadas pelo Sicredi e de 160 cobertores. Além disso, o Tecon ainda fará a doação de água.
Saiba quais são os pontos de arrecadação das doações e ajude nessa onda de solidariedade
- Centro de Acolhimento Renascer no Espírito/CARE – Rua Augusto Duprat, nº12 (atendimento 24h);
- Shopping Praça – Rua Jockey Clube, nº 155;
- Shopping Partage – Av. Engenheira Lúcia Maria Balbela Chiesa, nº 2842, Parque Res. São Pedro;
- Secretaria do Cassino – Rua Fernando Eduardo Freire, nº 412. (Segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 7h30 às 11h30e das 13h30 às 17h30 / quarta-feira das 7h30 às 13h30);
- Defesa Civil do Rio Grande – Almirante Barroso, nº 166. (Segunda a sexta, horário comercial). Além de receber as doações, a Defesa Civil estará de prontidão 24 horas para atender as solicitações, denúncias e fazer o encaminhamento das demandas. O telefone de contato é o 199.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação PMRG