NotíciasRio Grande

Prefeitura e Instituto Proteja firmam parceria para atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual

Na tarde de terça-feira, 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Prefeito Fábio Branco assinou Acordo de Cooperação que estabelece uma parceria entre Prefeitura e Instituto Proteja. O acordo tem como objetivo firmar um convênio para a cedência, por parte do projeto Rede Acolher do Instituto Proteja, de profissionais associados, como Psicólogos e Assistentes Sociais, para atendimento socioassistencial de crianças e adolescentes, encaminhadas pelo município, em especial aquelas que foram vítimas de alguma forma de violência sexual. O termo tem vigência de 12 meses. 

A intenção é que esses profissionais, de forma gratuita e voluntária, possam atuar junto a esse público na abordagem de temas como autoconhecimento, motivação, tolerância a frustação, superação de conflitos, melhora de relacionamentos interpessoais, depressão, solidão, isolamento, suicídio, violência sexual infantil, pedofilia, entre outros. O serviço será fornecido para jovens e crianças que, após passarem pelo fluxo de atendimento do Centro de Referência em Assistência Social (CREAS), serão encaminhados para tratamentos psicológicos com os profissionais da Rede Acolher.  

Além do encaminhamento dos pacientes, caberá a Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), o monitoramento e avaliação das atividades realizadas. Já o Instituto Proteja tem, entre suas responsabilidades, obrigações como a de manter equipe multidisciplinar capacitada e treinada, realizar deslocamentos de pessoal e a comunicação entre órgãos, quando necessária. 

De acordo com o gestor da SMCAS, Evandro da Silveira, o convênio feito com o Instituto Proteja é um importante projeto piloto no Brasil. “Visa a cedência de profissionais da área da assistência psicossocial para atendimento de crianças e adolescentes, principalmente aqueles que são vítimas de abuso. Assim, poderão ter um acompanhamento na sua reconstrução pessoal e emocional, na recondução de suas vidas. É um importante instrumento que vem somar na rede de proteção, juntamente com os demais dispositivos aqui da SMCAS e da Prefeitura, na proteção de crianças e adolescentes. E foi firmado justamente no dia 18 de maio, de forma emblemática, uma vez que a data marca o dia nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, afirmou.

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Richard Furtado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.