NotíciasRio Grande

Prefeitura e Marinha alinham últimos preparativos para implementação do projeto da Escola Cívico Militar Cipriano Porto Alegre

Na tarde desta terça-feira (15) o prefeito Fábio Branco, acompanhado do titular da Educação, Henrique Bernardelli, e do secretário adjunto da Educação, Paulo Munhoz, esteve no Comando do 5º Distrito Naval, em visita ao vice-almirante Sílvio Luis dos Santos. Na oportunidade, foram discutidos os preparativos para a última etapa do processo de implementação do projeto da Escola Cívico Militar Cipriano Porto Alegre, que consiste na contratação dos militares, já em andamento.

Para atuar na monitoria das atividades escolares, os militares passam por um processo de seleção e capacitação que envolve os Ministérios da Educação e da Defesa. A previsão é de que, até abril, pelo menos quatro profissionais já estejam aptos a trabalhar junto a escola.

Durante a reunião, o prefeito Fábio Branco comentou sobre a intenção de fazer da Escola Cívico Militar uma referência na região e de aproximar e fortalecer o vínculo entre Prefeitura e comunidade.

Já o vice-almirante Sílvio Luis destacou a importância do projeto no âmbito da educação. “Nossa intenção é pelo bem do ensino para o país. Acho extremamente prudente e adequada essa iniciativa implementada de forma gradativa, ressaltando o respeito pelo professor e pela escola. Ver os alunos respeitando os valores, o diretor e os professores, faz valer a pena. Escola é uma prioridade”, diz.

Nos próximos dias, servidores da educação e representantes da Marinha deverão realizar uma visita conjunta a escola, a fim de identificar as necessidades e fazer um levantamento dos materiais necessários para o andamento do projeto.

PROJETO CÍVICO MILITAR

O projeto da escola Cívico Militar Cipriano Porto Alegre foi adotado pelo município depois de ser aprovado pela comunidade escolar em audiência pública realizada em dezembro de 2021.

A iniciativa propõe que militares inativos possam prestar apoio à escola – que continua sendo administrada pelo Município – na promoção de atividades extracurriculares em turno inverso, a alunos do 6º ao 9º ano. O objetivo é promover atividades que reforcem os valores individuais e coletivos, como o respeito e igualdade.

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.