Prefeitura e Nema assinam protocolo para a realização de trabalhos de educação ambiental em comunidades pesqueiras
A Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Pesca, firmou um termo de colaboração com o Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental – NEMA para o desenvolvimento de ações de educação ambiental em comunidades de pescadores artesanais do Rio Grande. O ato contou com a presença do vice-prefeito, Paulo Renato Mattos Gomes, do secretário e do adjunto da Pesca, respectivamente, Cláudio Costa e Jonathan Pereira, do diretor do NEMA, Sergio Estima e da Coordenadora de Educação Ambiental do Núcleo, Maria Carolina Weigert.
Os recursos, na ordem de R$ 115.720,00, são oriundos do Fundo de Gestão Compartilhada, e visam a realização de trabalhos de conscientização por meio de oficinas com pescadores e pescadoras na Ilha dos Marinheiros, Torotama, São Miguel, Bosque e Bernadeth por um período de um ano.
“Será um projeto piloto focado nas pessoas, neste caso, os nossos pescadores e pescadoras. Trabalharemos diversas temáticas articuladas que dialogam ou fazem parte do dia a dia dessas comunidades, como a separação do lixo. Temas recorrentes, como a preservação de espécies e demais problemáticas relacionadas ao tema também serão abordadas”, salientou o secretário da Pesca Cláudio Costa.
Sergio Estima, diretor do Nema, disse que trata-se de um marco para a cidade do Rio Grande. “Embora a gente tenha um histórico de bons trabalhos e parcerias consolidadas com a Secretaria da Pesca, é a primeira vez que há repasse de recursos e isso é muito importante para a qualificação do trabalho”, pontuou. Palavras reforçadas pela Coordenadora de Educação do Núcleo, que diz que o projeto “busca trazer a comunidade como um todo para uma causa comum, em um processo contínuo de educação”.
O Vice-prefeito também comemorou a iniciativa recordando o seu trabalho na área e suas origens nas comunidades pesqueiras. “Sou filho de pescador e sei o valor desta profissão que tanto cativa os rio-grandinos e rio-grandinas. Na Câmara, tive a oportunidade de criar proposições e aprovar projetos nesse sentido, como a Semana de Prevenção ao Câncer de Pele. Na condição de Vice, fico feliz por continuar contribuindo com essa discussão e avanços”, completou.
Assessoria de Comunicação PMRG
Fotos: Julia Vilas Boas